#DIOMAR FRANCISCO- CANDIDATO A DEPUTADO FEDERAL Nº1255-PDT, POR UM PARANÁ DE VERDADE, OLHANDO PARA O FUTURO, GLEISI GOVERNADORA 13.
O MEC divulgou ontem o censo do ensino superior no Brasil. Para os otimistas, o dado que importa é que houve um amento de número de matriculados- já são 7,3 milhões de brasileiros em faculdades e universidade.
Para os pessimistas, o que chama a atenção é o menor número de formados desde 2003. Ou seja, houve um grande de ingressos no curso superior, mas houve também uma desistência recorde. Os novos estudantes não conseguem ou não têm motivação para concluir os estudos.
A verdade é que o papel da universidade deve ser rediscutido no Brasil. Há muito se perdeu a verdadeira finalidade dos estudos acadêmicos. Para boa parte dos jovens, compensaria muito mais um aprendizado técnico do que um curso superior que não corresponde à sua vocação.
O mito do "Doutor" e do "diploma" precisa ficar para trás para o bem dos próprios jovens, que podem descobrir o seu caminho mesmo fora das universidades. Esse passo adiante significaria também um golpe na transformação da educação em comércio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário