DIOMAR

domingo, 18 de janeiro de 2015

CARTÓRIOS SÃO VERDADEIRAS MINAS DE OURO PARA SEUS CARTORÁRIOS

#DIOMAR FRANCISCO}

É incoerente o argumento de que o documento de um imóvel mais caro tenha custo mais elevado em relação ao de uma propriedade mais barata. Essas taxas não são impostos e não devem ser proporcionais ao valor documentado, mas sim ao custo do serviço.
Esse é o problema: qual o custo de imprimir algumas folhas de papel? O fato é que os cartórios representam uma completa anomalia. Deveriam ser públicos e cobrar apenas o custo do serviço. O cartório é, sem dúvida, um atraso de vida no país.
Após a Constituição de 1988, os "donos" dos cartórios apenas assumiram as serventias, após serem aprovados em concurso público. Ou seja, o cartório, de uma forma geral, é público. Parte da receita é destinada aos cofres dos estados. A parte que cabe ao tabelião ou oficial é destinada ao emprego da segurança nos processos e qualificação de funcionários. A responsabilidade em se praticar um ato é muito grande. Imagine um mundo sem os cartórios, onde profissionais liberais teriam fé pública para praticar atos, como um registro de um imóvel, por exemplo.

Os cartórios são os maiores exemplos da nossa sociedade burocrática e desconfiada. São uma verdadeira âncora para o nosso crescimento. Além de tudo, alguns são verdadeiras minas de ouros, ou maquinas de fazer dinheiro para seus cartorários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário