DIOMAR

domingo, 30 de novembro de 2014

FINANCIAMENTO DE CAMPANHAS VOLTA A DIVIDIR OPINIÕES

 #DIOMAR FRANCISCO}

PARA ESPECIALISTAS, FINANCIAMENTO PÚBLICO INCENTIVARIA CAIXA DOIS. ENTIDADES DEFENDEM FIM DE DOAÇÕES PRIVADAS PARA CANDIDATOS.

"HOJE O DINHEIRO TEM MUITA FORÇA NO RESULTADO ELEITORAL E ISSO PRECISA SER CONTROLADO, MAS UMA MUDANÇA MUITO BRUSCA PODE SER PROBLEMÁTICA. TEMOS DE CRIAR CONDIÇÕES OBJETIVAS PARA OS PARTIDOS ARRECADAREM."

ITÁLIA E ESPANHA

ELEIÇÕES 100% PÚBLICAS NÃO EVITARAM ESCÂNDALOS.
Outros países do mundo viveram grandes escândalos de corrupção e caixa dois mesmo com sistemas eleitorais que previam o financiamento exclusivamente público de campanhas eleitorais. No começo dos anos 90, autoridades da Itália acabaram com um engenhoso esquema que envolvia empresas, a máfia e o poder público. Batizada de operação Mãos Limpas, a iniciativa é apontada como "inspiração" pelos policiais federais e autoridades brasileiras que deflagraram a Lava Jato.
A Mãos Limpas desvendou pagamentos de propinas a políticos por empresários para vencerem grandes licitações, como a construção do Palácio da Justiça e do estádio de futebol de Pádua, no Nordeste do País, entre outras operações ilegais.

A ação resultou em mais de mil prisões de bandidos comuns, empresários e políticos. Na época, a legislação eleitoral italiana previa apenas o financiamento público de campanhas e proibia o caixa dois. A operação motivou a alteração do sistema de financiamento,  realizada através de um referendo público.

Outra situação envolveu o ex-tesoureiro do Partido Popular (PP) espanhol Luiz Bárcenas, que foi preso por crimes fiscais e de lavagem de dinheiro num financiamento irregular relacionado ao partido. Segundo a acusação, o ex- tesoureiro transferiu US$ 62,4 milhões ( R$ 156 milhões de reais)para a Suíça. Além disso, Bárcenas é suspeito de ser o autor de documentos que indicam a existência de um caixa dois do PP que beneficiaria o próprio presidente, Mariano Rajoy. O partido nega as acusações. A Espanha também tem financiamento 100% público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário