{DIOMAR FRANCISCO GAÚCHO}
A onda de ataques em Santa Catarina, assim como já ocorreu em São Paulo, revela o que todo cidadão já desconfiava, que dentro das penitenciárias, o crime passa a ser o "normal" para quem está do outro lado das grades. O terrorismo é coordenado de dentro dos presídios, assim como boa parte do tráfico de drogas nos grandes centros. O sistema é claro e tratamento para a doença é a longo prazo, com uma possível revisão do sistema penal brasileiro.
Da forma como estão, os presídios deixam de cumprir sua função básica, que seria a reeducar o cidadão para a vida em sociedade. Hoje, as penitenciárias tornam-se aglomerados de criminosos que não ve em outra perspectiva para a vida a não ser a de se tornar um criminoso mais respeitodo no meio.
O sistema meieval claramente não é mais a resposta para os problamas de violência e de segurança pública. O momento é de juristas, políticos e a própria sociedade se mobilizar para encontrar meios mais modernos encontrar meios mais modernos de punir aqueles que contrariam a lei.
Nenhum comentário:
Postar um comentário