]{DIOMAR FRANCISCO GAÚCHO}[
Hoje Joseph Ratzinger vai protagonizar uma mudança histórica na Igreja Católica. Pela primeira vez em 600 anos, um Papa deixará o posto ainda vivo. As 20 horas, pelo horário brasileiro, ele deixa de ser Bento XVI para tornar-se um cardeal aposentado de uma função que muito além da influência na igreja, tem papel importante na política internacional, pelo fato de ser a autoridade máxima de uma das religiões mais numerosas do mundo.
Ficarão em aberto duas questões: Qual a rasão verdadeira da renúncia? Joseph Ratznger vai continuar tendo influência nas decisões da igreja após sua saída do poder? Apenas a segunda pode ter uma resposta precisa, mas sobre isto, deveremos esperar a atitude do cardeal após o início do próximo papado.
Sobre a verdadeira rasão da renúncia, parece ser uma pergunta que fica em aberto. O Papa alegou razões de saúde e que o cargo exige uma pessoa com mais energia e condições de percorrer os vários países. Os argumentos fazem sentidos, no entanto, a decisão surpreendente ocorre justamente no momento em que a igreja enfrenta uma crise, com diversos escândalos pipocando pelo mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário