#DIOMAR FRANCISCO}
Em 2005, o então presidente Lula enfrentou uma crise política sem precedentes. O ex-deputado Roberto Jefferson denunciou um esquema de corrupção ligado ao governo que ficaria conhecido por "mensalão".
Na ocasião, os opositores de Lula disseram que se quer iriam pedir o impeachment do presidente porque ele seria derrotado nas urnas. Na eleição de 2006, no entanto, sua reeleição foi relativamente tranquila.
Lula não só venceu com relativa tranquilidade, como cumpriu um segundo mandato com popularidade alta, a ponto de conseguir eleger sua sucessora, Dilma Rousseff, que nunca havia disputado um cargo eletivo. Ou seja, o mensalão não foi capaz de derrubar Lula.
Dilma enfrenta uma situação mais crítica, afinal, o caso da Petrobras explode justamente em ano de eleição. A presidente, assim como fez Lula, alega não saber de nada, embora estivesse próxima das decisões das decisões que levaram ao desastre. Mas como em 2006, as pesquisas indicam uma vitória fácil de Dilma, possivelmente no primeiro turno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário