#DIOMAR FRANCISCO- CANDIDATO A DEPUTADO FEDERAL Nº 1255 PDT- VOTE PARA MUDANÇA!!
Primeira colocada no ranking municipal de empreendedorismo no Paraná, Curitiba aparece bem colocada em todos os itens que compõem os indicadores da pesquisa.
No total, são 19 tópicos divididos em três categorias: de desenvolvimento empresarial, desenvolvimento do mercado local e de desenvolvimento institucional.
Enquanto as duas primeiras medem a temperatura do mercado e dos empreendedores, e a terceira traz índices relacionados do poder público e da organização da sociedade civil. Entre os índices estão: qualidade da educação, índice de receita próprias municipais, mecanismos de apoio à micro e pequena empresa e associativismo.
A presidente da Agência Curitiba Desenvolvimento, Gina Paladino, acredita que a cidade tem espaço para melhorar justamente nos pontos que dizem respeito à prefeitura. "Aprovamos e regulamentamos neste ano a Lei Municipal da Micro e Pequena Empresa, coisa que não tínhamos antes", diz. A lei regulamentada a relação de compra entre prefeitura e micro e pequena empresa, estabelece isenções fiscais e desburacratiza processos.
Outra parte do esforço está na instalação dos espaços empreendedores nas Ruas da Cidadania. Por enquanto, Pinheirinho e Fazendinha já receberam os espaços. Nesses locais, os empreendedores recebem orientação para formalização de empresas, capacitação e acesso a serviços de consultoria, intermediação de crédito e busca tecnológica. O atendimento é feito em cooperação com Sebrae. O apoio ao empreendedor volta em benefícios para o município, diz ela. "As micro e pequenas empresas geram mais da metade dos empregos no Brasil e são responsável por 40% da massa salarial. Isso não é diferente em Curitiba."
Nenhum comentário:
Postar um comentário