DIOMAR

quarta-feira, 30 de abril de 2014

LEGADOS E OPORTUNIDADES DA COPA PARA CURITIBA

#DIOMAR FRANCISCO}

Curitiba conta com hotéis de qualidade reconhecida, em quantidade suficiente para atender à demanda prevista, em localização próxima e de fácil acesso ao local dos jogos da Copa. A oferta de restaurantes e bares na cidade é muito diversificada e está distribuída conformando polos, facilitando o deslocamento dos turistas, cabendo ressaltar a sua reputação de qualidade. Considerando as informações do guia Brasil 4 Rodas, dos sites oficiais de turismo, das fotos postadas pelos turistas no Flickr, e ao analisar os comentários postados em diversas redes sociais, pode-se identificar que em todos esses instrumentos de comunicação os principais atrativos da cidade, bem como a oferta de equipamentos e serviços turísticos, estão representados de forma positiva e se correspondem, ou seja, existe uma grande correlação entre o que se promove e o que o consumidor comenta ou busca nas redes sociais.

Após cruzar e analisar todos os resultados parciais de uma pesquisa que está sendo realizada pela UFPR para o Ministério do Esporte através do CNPq, foi possível identificar que o principal legado que a copa pode deixar para a cidade está relacionado diretamente ao fortalecimento da imagem de Curitiba como cidade com qualidade de vida e ecológica, reflexo de seu planejamento urbano, sua infraestrutura e serviços urbanos, particularmente seus parques.

Além de serem fundamentais para a qualidade de vida da comunidade local, infraestrutura e serviços urbanos de qualidade cada vez mais estão se conformando em atrativos turísticos capazes de motivar turistas a escolher um destino em detrimento de outros; por isso, a imagem de um destino turístico estar associada a uma infraestrutura e serviços urbanos de qualidade, bem como a qualidade ambiental, se converte em um diferencial competitivo importante que deve ser aprovado como oportunidade.

O cruzamento e análise dos dados também permite inferir que se faz necessário planejamento e ações coordenadas de forma estratégica, considerando as demandas cada vez mais segmentadas, buscando atende-las com produtos locais e regionais cada vez mais especializados, criativos e inovadores. Facilitar o acesso a informações de qualidade tanto ao cliente real quanto àquele potencial se identifica como aspecto fundamental, assim como buscar permanentemente conhecer e compreender as opiniões daqueles que vivenciam experiências turísticas em Curitiba.

O aumento da atividade da cidade e região, bem como da promoção da mesma, certamente impactará no aumento do número de turistas, na geração de renda e de mais e melhores empregos. Para o turismo, a principal oportunidade da realização da Copa na cidade será a maior exposição dos atrativos, equipamentos e serviços turísticos, permitindo que experiências de qualidade gerem comentários que fortaleçam a imagem, o posicionamento e a reputação positivas do destino turístico, o que contribuirá para atrair mais turistas para Curitiba.

terça-feira, 29 de abril de 2014

CAUSOS ENGRAÇADOS, PARA RIR UM POUCO

#DIOMAR FRANCISCO}

250 CAVALOS.

Um cidadão distinto, porém muito convencido, passa por uma estrada do interior, montado em um carro de luxo, e quando cruza com um caipira simplório, sobre uma velha carroça, comenta com tom de zombaria:

-Bom dia moço? Onde é que senhor vai com esse cavalo magrelo puxando essa carroça?
-Vou até a próxima cidade, fica a uns vinte e cinco quilômetros, responde o caipira.

O senhor vai levar dois dias pra chegar até lá, enquanto eu chego em dez minutos, ouvindo um som, com ar condicionado, além do que estou montado em 250 cavalos de potência.
-O caipira se assusta, 250 cavalos?
-É isso mesmo, bem preciso ir, tchau caipira, vê se ajuda o cavalo ai com essa carroça.
E o distinto sai em disparada.
Após alguns quilômetros, o caipira avista um homem ao lado do carro, embicado num lago, logo após uma curva fechada, ele reconhece o homem, e dispara sem dó:
-Oi moço, tá dando água para a tropa de cavalos?

ESPOSA DO MINEIRINHO

O mineirinho acompanha a esposa ao médico ginecologista, que faz o diagnóstico:

Meu senhor, sua esposa está precisando de verdura, ferro e cálcio.
E o mineirinho: -Uai, dotô... Ver dura, ela tá sempre vendo. Ferro, leva quastodia.
-Agora, se o senhor pudé coloca um cárcio, eu agarderço pruque ela tá muiforgada memo!

PÍLULA DO REJUVENESCIMENTO

Dois caipira estão proseando debaixo de uma árvore, quando um deles comenta:
-Ôce sabia, que meu vô de 83 anos é invento?
E ele acabou de inventá uma tar de pílula do rejuvenescimento?
-Rejuvesssc... o que é isso cumpadi?
-Essa tar de pílula, ôce toma e vai ficar mais moço, e meu vô, isprementô nele mesmo!
-E o que aconteceu?
-Ele tomou uma pílula e vortou a ter sessenta anos! Noooossa! E dispois?
-Ele quis fica mais moço ainda e tomou outra pílula a vortou a ter quarenta anos! -Eita sô.

- Num tava satisfeito e tomou mais uma pílula e vortou vinte anos!
-Uai Aí ele sossegou? - Quar nada! ele falou qui quiria ficar iguar a um nenezinho novinho, tomou mais uma pílula e vortou a ficar com um ano e meio! -Nossa senhora, sô, e o que aconteceu dispois?  - Aí, ele pegou sarampo e morreu! kkkkkkk.

segunda-feira, 28 de abril de 2014

AMEAÇA DE GREVE E AÇÃO CIVIL AGRAVAM CRISE NO IBGE

#DIOMAR FRANCISCO}

O antigo slogan publicitário "eu sou você amanhã" infelizmente se faz verdadeiro em muitos aspectos da história da Argentina e do Brasil, com crises anunciadas e malfeitos naquele país se repetindo no nosso alguns anos depois. Espero que a ação patriótica dos técnicos do IBGE impeça aqui a manobra das estatísticas que já ocorre no país vizinho. O excelente ministro Ricupero perdeu o cargo porque, em conversa particular, disse, brincando, "o que é bom a gente mostra, o que é ruim a gente esconde". O episódio do IBGE evidencia uma ação dessas de que falava o ex-ministro.

ESCRITÓRIOS POLÍTICOS.

É realmente repugnante saber que se gasta tanto do nosso dinheiro com os altíssimos escritórios de senadores, onde se vê algumas daquelas figurinhas carimbadas que estão sempre habitando o mundo mágico dos órgãos públicos. Deveria haver uma intensa campanha popular para cortar radicalmente o orçamento do Legislativo, porque os números atuais são simplesmente um assalto ao nossos bolsos.

domingo, 27 de abril de 2014

DOIS PAPAS UNIDOS POR UM CONCÍLIO NO VATICANO II

#DIOMAR FRANCISCO}

O Concílio Vaticano II foi, sem dúvida, o evento de maior impacto na Igreja Católica no século 20. Estamos comemorando seu cinquentenário e, nessa perspectiva, podemos afirmar que o Concílio lançou as bases para uma renovada presença da Igreja no mundo e que ainda estamos neste processo de renovação, dentro do qual se situa o pontificado do Papa Francisco, que em 16 de abril de 2013 disse que ainda "não se cumpriu tudo o que o Espírito Santo pediu no Vaticano II". Nesse contexto situamos sua iniciativa de canonizar conjuntamente os Papas João XXIII e João Paulo II. Ambos passarão à história inseparavelmente unidos ao Concílio.

João III tem o mérito de sua convocação. Um gesto ousado que surpreendeu o mundo, em 25 de Janeiro de 1959. Este papa só presidiu sua primeira sessão; foi seu sucessor, Paulo VI, o encarregado de continuar e encerrar o Concílio, aprovando com sua assinatura todos os documentos. Por isso o Concílio às vezes é apelidado de "o Concílio de João e Paulo"- precisamente os dois nomes que continuaram associados à  cátedra de Pedro nos dois pontificados seguintes. Foi João Paulo II, depois do breve reinado de João Paulo I, quem se propôs como tarefa a aplicação do Concílio como modo mais eficaz de conduzir a Igreja ao terceiro milênio.

Karol Wojtyla tinha sido um dos bispos mais jovens a participar do Vaticano II e é conhecida sua importante contribuição na elaboração da constituição Gaudium et Spes, sobre a Igreja no mundo atual, e do decreto Dignitatis Humanae, sobre a Liberdade religiosa. Nos 20 anos do encerramento do Concílio, em 1985, João Paulo II convocou um Sínodo Extraordinário para avaliar e impulsionar a aplicação prática do Vaticano II. Para muitos, esse foi um momento importante de tomada de consciência sobre uma adequada hermenêutica do Concílio, Hermenêutica que, anos de pois, o Papa Ratzinger cristalizou na fórmula "reforma na continuidade". Um bom exemplo dessa consciência é a figura do teólogo e bispo espanhol Fernando Sebastián Aguilar, que o papa Francisco fez cardeal no último consistório.

No ano 2000, diante do inicio de um novo milênio, João Paulo II voltava de novo o olhar ao Vaticano II e dizia: "Uma nova época se abre diante de nossos olhos: é o tempo de aprofundar os ensinamentos conciliares. O Concílio Ecumênico Vaticano II, foi e continuará sendo uma verdadeira profecia para a vida da Igreja".

Por ocasião da canonização de João Paulo II, é interessante recordar as palavras com que aquele abria a grande assembleia: "O Concílio, que agora começa, surgi na Igreja como dia que promete a luz mais brilhante. Estamos apenas na aurora: mas já o primeiro anúncio do dia que nasce de quanta suavidade não enche o nosso coração! Aqui tudo respira santidade, tudo leva a exultar!" E também as palavras com que, 39 anos depois, na Novo Millenio Ineunte, João Paulo II recordava que um dos principais ensinamentos do Concílio era a chamada universal à santidade: como explicou o Concílio, este ideal de perfeição não deve ser objeto de equívoco vendo nele um caminho extraordinário, percorrível apenas por algum 'gênio' da santidade. Os caminhos da santidade são variados e apropriados à vocação de cada um. Agradeço ao Senhor por me ter concedido, nestes anos, beatificar e canonizar muitos cristãos, entre os quais numerosos leigos que se santificaram nas condições ordinárias da vida. É hora de propor de novo a todos, com convicção, esta 'medida alta' da vida cristã ordinária: toda a vida da comunidade eclesial e das famílias cristãs deve apontar nesta direção".

O papa Francisco, com estas duas canonizações, quer seguir impulsionando, na direção seguida pelos dois novos santos, a aplicação de um Concílio chamado a continuar renovando a Igreja e o mundo. FREDERICO M. REQUENA SACERDOTE, É PROFESSOR DE HISTÓRIA DA IGREJA NA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE DA SANTA CRUZ, EM ROMA.

sexta-feira, 25 de abril de 2014

AMEAÇADO DE ESPULSÃO, ANDRÉ VARGAS CRITICA O PT

#DIOMAR FRANCISCO}

Depois de renunciar ao cargo de primeiro vice presidente da Câmara, o deputado André Vargas (PT-PR) voltou suas baterias agora para seu próprio partido. Ele acusa a direção do PT de ser "mais valente com os seus (filiados) que cometem equívocos do que com os tucanos e democratas já indiciados como José Aníbal e Rodrigo Garcia".

Outros casos.
Vargas refere-se aos casos dos dois deputados que supostamente teriam recebido propina na contratação de equipamentos pelo metrô de São Paulo. Há uma semana Vargas avisou que iria renunciar ao mandato e depois desistiu. O líder do partido na Câmara deputado Vicentinho (SP), pediu a sua renúncia, assim como o presidente da legenda, Rui Falcão. Vargas está sendo processado pelo conselho de ética por supostamente ter negociado com o doleiro Alberto Youssef, preso na operação lava jato, da Polícia Federal, se Vargas não renunciar, o PT o expulsará.

PREFEITO GUSTAVO FRUET, COBRA MAIS AÇÃO DOS SECRETÁRIOS, ACABOU A LUA DE MEL.

#DIOMAR FRANCISCO}

COBRANÇA NA PREFEITURA.

O prefeito Gustavo Fruet reuniu o secretariado a portas fechadas e deu o recado:" Acabou a lua de mel. Quem não se enquadrar e mostrar resultados até julho está fora". A mensagem foi dirigida a todos, mas tinha alguns alvos preferenciais. Encabeçam a lista do descontentamento do prefeito o IPPUC. o Meio Ambiente, Educação, Defesa Social e URBS.

quinta-feira, 24 de abril de 2014

NOTÍCIAS CURTAS, COPA DO MUNDO

#DIOMAR FRANCISCO}

O resultado da pesquisa de opinião sobre a realização da Copa do Mundo em Curitiba carrega a influência e a contingência do momento. A maioria dos curitibanos solidariza-se com a realização da Copa na cidade, reeditado o evento de 1950 na Vila Capanema. O que o nosso povo reprova são as "petralhadas" da vida, o descaso com as prioridades cidadãs, a falta de atenção e sensibilidade com as necessidades sociais.

A desaprovação em relação a Copa só mostra que as pessoas estão atentas ao tema, mesmo com as reiteradas tentativas de  confundir  a população. O Paraná, especialmente Curitiba, ganha muito com a Copa do Mundo. Só assim teremos a ampliação do Aeroporto Afonso Pena, obras de mobilidade urbana, como a Avenida das Torres. Mas o melhor de tudo é a ampliação e a melhoria da rede hoteleira. Do limão saiu a limonada!

quarta-feira, 23 de abril de 2014

JUDICIÁRIO/ CNJ MANTÉM COMPRA DE 90 CARROS PARA O TRIBUNAL DE JUSTIÇA

#DIOMAR FRANCISCO}

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu ontem manter a compra de 90 automóvis feita pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) em 2011. A aquisição foi questionada por um procedimento interno da justiça, que alega que não havia necessidade de aquisição dos veículos e pedia apuração sobre a possível má aplicação dos recursos públicos.

Segundo o CNJ, a compra foi mantida porque não foi demonstrada ocorrência de ilegalidade na aquisição dos veículos, que custaram, cada um dele, R$ 50 mil Reais. Apesar da manutenção compra, o conselho indicou ao TJ-PR análise do tamanho da frota e que o uso destes veículos seja feito apenas por desembargadores.

O julgamento que analisava o caso chegou a ser suspenso em maio de 2013, depois que o corregedor nacional de justiça, Francisco Falcão, pediu  vistas do processo. O tribunal alegou, na época da compra, que a frota antiga tinha mais de 10 anos de uso e demandava alto custo de manutenção, além de alegar que os carros aumentariam a segurança dos magistrados.

PROFESSORES ESTADUAIS ENTRA EM GREVE HOJE

#DIOMAR FRANCISCO}


ENTRE AS REIVINDICAÇÕES ESTÃO A HORA-ATIVIDADE E O PISO NACIONAL.

Os professores da rede estadual de ensino do Paraná devem entrar em greve nesta quarta-feira. De acordo com a APP-Sindicato, que representa a categoria, os comandos de greve já estão formados e os pais já foram avisados da paralisação por meio de cartas. Na pauta de reivindicações constam as implantações de 33% da hora-atividade e do Piso Nacional, além de um reajuste de 7,34% de piso regional para os funcionários das escolas.

A presidente da APP-Sindicato, Marlei Fernandes, afirma que no primeiro dia é esperada uma adesão de 70% da categoria. "Nossos motivos já estão mais do que explicados, já estamos aguardando uma resposta do Governo do Estado em relação às nossas reivindicações há muito tempo. Temos mais de R$ 10 milhões em atraso nos pagamentos dos professores da educação e não temos nenhum sinal de solução. O movimento dos professores exige pagamentos de mais de R$ 10 milhões atrasados para profissionais da educação.

segunda-feira, 21 de abril de 2014

NOTAS POLÍTICAS CURTAS/ E O PEDÁGIO?

#DIOMAR FRANCISCO}

Deputados federais do PMDB acreditam que Marcelo Almeida pode estar dando um passo em falso ao tentar ser candidato ao senado pela legenda. A preocupação é a seguinte: a família do político é dona de praça de pedágio no estado. Como candidato a deputado, o fato passava mais ou menos despercebido. No meio de centenas de candidatos, ninguém perdia tempo batendo nessa tecla. Mas disputando uma majoritária, o fato poderá ser explorado. E convenhamos que pedágio não é o negócio mais simpático do mundo...

PT COM SEUS PROBLEMAS

Pela primeira vez desde 2005, quando surgiu o escândalo do mensalão, o PT enfrenta uma divisão perigosa. De um lado, a turma do "partir para cima", defendendo qualquer companheiro, em qualquer situação, liderada pelo deputado Cândido Vaccarezza. De outro, o grupo que prefere jogar alguma carga ao mar. Nele, fica o presidente do partido, Rui Falcão. Falta pouco para que se possa dizer que a nação petista tem dois blocos: um com alguma ideologia e algum fisiologismo; outro, só com fisiologismo.

COBRAS DA POLÍCIA FEDERAL

O andar de cima da polícia Federal, como o Itamaraty, é um ninho de cobras que alimentam inconfidências sobre promoções e remoções. O último assunto desse ofidiário são as transferências ocorridas nos quadros da Polícia Federal do Paraná, onde rolam as investigações sobre as atividades do doleiro Alberto Youssef e suas conexões no triângulo dos três pês: PT, PP e Petrobras.

domingo, 20 de abril de 2014

PAPA FRANCISCO REZA DIANTE DA TUMBA DO PAPA JOÃO PAULO II NA BASÍLICA DE SÃO PEDRO

#DIOMAR FRANCISCO}

Sob a influência do Concílio Vaticano ll, Santa sé vai santificar os Papas João XXIII e João Paulo II em uma mesma cerimônia no próximo domingo. Quando em Julho do ano passado o Papa Francisco anunciou que João Paulo II seria canonizado ao lado de João Paulo XXIII, não faltaram vozes  surpresas dentro e fora da Igreja.

Se, por um lado, João Paulo XXIII é a clamado por uma ala considerada "progressista" de católicos, por ter sido o responsável pela convocação do Concílio Vaticano II, e em consequência, por todas as mudanças percebidas na Igreja desde então, João  Paulo II, no  sentido oposto, seria louvado pelos chamados "conservadores", por ter sido mantido firme aos ensinamentos de sempre da instituição em assuntos polêmicos, como a ordenação de mulheres e a moral sexual.

Nesse cenário, a cerimônia no próximo domingo, que deve reunir 7 milhões de pessoas em Roma, poderia ser uma espécie de estratégia para reforçar que, em realidade, os dois pontífices atuaram no mesmo sentido.

Vaticanistas se dividem em concordar ou não com essa tese de que haveria uma "tática" de fundo- e alguns apenas argumentaram que, por ser desconhecido, João XXIII terá uma canonização mais de acordo com os seus méritos ao lado de João Paulo II, um verdadeiro ímã de multidões. De qualquer forma, especialistas lembram que apesar da polêmica sobre os possíveis significados por trás da canonização dupla, a decisão de Francisco não é exatamente inédita.

De acordo com Roberto Romano, Professor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp, a união de correntes aparentemente opostas é uma prática comum da Igreja Católica. Trata-se do complexo oppositorum, conceito cunhado pelo jurista alemão Carl Schimitt na obra Catolicismo Romano e Forma Política, segundo o qual a Igreja não assume apenas uma linha de conduta e, sim procura aproximar as oposições para não provocar rachaduras significativas.

"É uma técnica de renovação e por isso a Igreja Católica é uma instituição tão longeva. A canonização dos dois papas, sem considerar a possível posição política de ambos, está de acordo com essa postura histórica de manter a unidade, mesmo na adversidade", diz Romano.

Para especialistas como Francisco Borba Ribeiro Neto, coordenador do Núcleo Fé e Cultura da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, a dupla canonização não pode ser entendida sob a ótica da atual polêmica entre progressistas e conservadores. "Essa análise não dá conta do processo histórico que a cerimônia representa.

Em 50 anos, ninguém mais dará atenção para essa suposta divisão entre progressistas e conservadores. O momento é tão representativo porque a canonização dos dois papas coloca o Concílio Vaticano II entre dois Santos", observa, trazendo à equação outro elemento decisivo para a história da Igreja Católica no século 20.

sábado, 19 de abril de 2014

CENÁRIOS POLÍTICO PRÉ-ELEITORAL NO PARANÁ

#DIOMAR FRANCISCO/ CELSO NASCIMENTO/ GAZETA DO POVO}

Há pelo menos duas novidades no cenário pré-eleitoral:  Constrói-se na surdina uma aliança entre o PSDB do governador Beto Richa e o PSB do empresário Joel Malucelli:

O PDT pode lançar como candidato a senador, na chapa da Petista Gleisi Hoffmann, o ex-deputado Léo de Almeida Neves.

Sobre a primeira novidade, combinam-se nas ante salas palacianas e alhures a possibilidade de o PSD- partido novo, mas detentor da terceira maior bancada na Câmara Federal e, portanto, dono de expressivos minutos de televisão- ganhar posições na chapa de reeleição do governador.

Tudo depende, no entanto, da decisão que o PMDB vier a tomar. Se a convenção decidir que o partido optará pelo o apoio a Richa, a vice será de um peemedebista. Neste caso, o PSD ganhará a suplência do senador Alvaro Dias, que disputa uma reeleição considerada imbatível.

O candidato à sua suplência seria ninguém menos do que Joel Malucelli-cujo nome vinha sendo até agora trabalhando como candidato a governador para oferecer ao eleitorado um "terceira via" frente à suposta polarização entre Beto e Glaisi.

Ao deputado Eduardo Sciarra, presidente estadual do PSD, que já decidiu não cumprir mais um mandato na Câmara Federal, seria destinada a posição de coordenador geral da campanha de Richa. Com a promessa de, caso Richa seja reeleito, ser escolhido chefe da Casa Civil.

Léo se lançou não sem antes obter a anuência de Osmar Dias, presidente (licenciado do PDT paranaense. O primeiro contato entre ambos foi via e-mail enviado a Osmar Dias no qual Léo diz:

"Com seu nome fora da disputa do Senado, alguns companheiros do PDT de Curitiba têm lembrado meu nome como candidato a esse cargo. [...]Minha opinião é que o PDT deve lançar candidato ao senado, com razoável possibilidade de êxito, apesar do prestígio de meu amigo Alvaro Dias. Gostaria de submeter esse assunto de minha possível candidatura ao senado para sua análise e apreciação, porque estou convicto de que a escolha do candidato do PDT ao Senado tem que submeter-se à  sua vontade, apoio e prestigiamento". Osmar teria dito "sim".

quinta-feira, 17 de abril de 2014

EX-GOVERNADOR DO PARANÁ ORLANDO PESSUTI,DEFENDE CANDIDATURA PRÓPRIA DO PMDB.

#DIOMAR FRANCISCO}

O ex-governador Orlando Pessuti, secretário-geral do PMDB, reafirma sua confiança na candidatura própria do partido ao governo do Paraná. O peemedebista e a esposa, Dona Regina, fazem peregrinação no Santuário de Nossa Senhora de Lourdes na França.

Pessuti evita falar na sua candidatura ao Palácio Iguaçu, mas ressalta que defende o projeto autônomo do PMDB. "Nenhum peemedebista consciente vai trabalhar contra o partido. Pessuti também deve apresentar sua pré-candidatura ao governo.

ALERTA PARA A COPA DO MUNDO, POLÍCIA FEDERAL EM GRAVE

#DIOMAR FRANCISCO}

Polícia Federal de todo Brasil já avisaram que podem fazer uma grande paralização durante a Copa do Mundo. Se isso realmente acontecer, o caos pode comprometer a recepção aos turistas durante o Mundial.

A questão prática é saber se é justo que servidores públicos podem "chantagear" o governo e particularmente a população. Afinal, quem perde com as greves sempre é o usuário do serviço público.

No caso de um caos durante a Copa do Mundo, o prejuízo seria à imagem e internamente para aqueles que se prepararam para vender aos turistas (a fiscalização dos preços é uma outra história).

Do ponto de vista eleitoral, o fracasso na organização da Copa deve afetar muito pouco o governo. Afinal, a grande maioria dos eleitores brasileiros verá a Copa pela televisão 9da mesma forma que faria como se fosse em outro país).

quarta-feira, 16 de abril de 2014

COMPROMISSO OU DEMAGOGIA DO PREFITO GUSTAVO FRUET?

#DIOMAR FRANCISCO/ THIAGO BAGATIN/ GAZETA DO POVO}

Em 12 de março, o prefeito Gustavo Fruet enviou à Câmara Municipal de Curitiba a proposição 005.00045.2014, cujo objetivo é reduzir a jornada de trabalho de 40 para 30 horas semanais dos servidores públicos que atuam como farmacêuticos-bioquímicos, fonoaudiólogos, nutricionistas, biólogos, citotécnicos, técnicos em confecção de lentes de óculos, técnicos em patologia clínica e médicos veterinários. Cabe lembrar que, em 2011, essas mesmas categorias ficaram de fora da redução da jornada de trabalho na gestão do prefeito Luciano Ducci, o que motivou a mais longa greve de servidores públicos municipais em Curitiba, com duração de 74 dias, ficando conhecida como "a greve dos excluídos". Apesar de a greve não resultar na inclusão desses servidores na redução de jornada, certamente ela contribuiu muito para desgastar a imagem do antigo prefeito, que no ano seguinte não conseguiu a reeleição.

Na mensagem à Câmara, o atual prefeito relembra a greve de 2011, argumentando trata-se de "uma antiga reivindicação dessas categorias de servidores, que não foram abrangidos pela lei nº 13.902, de 9 de dezembro de 2011, mas que, já à época, atuavam no âmbito da referida Secretaria nas mesmas unidades e/ou atividades que seus colegas que naquele momento foram beneficiados com a redução".

Trata-se de um grande avanço para a saúde pública municipal, colocando a cidade mais perto da recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que fixa a jornada máxima de 30 horas semanais para uma vida saudável.

Porém, a proposição do prefeito ainda não contempla a todos. Os profissionais contratados pela administração pública indireta, pertencentes à Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde (Feaes), estão excluídos do projeto. Hoje a Fundação é responsável pela administração do Hospital do Idoso Zilda Arns (hiza), da Maternidade Bairro Novo e de quatro centros de Atenção Psicossocial (bairro novo, Cajuru, Portão, e Pinheirinho); pelo serviço de Atenção Domiciliar- Saúde em Casa e pela contratação dos Médicos das Unidades de Pronto atendimento (UPAS) e do serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Também administra os serviços de Nutrição, Laboratório e Radiologia das UPAs.

Um agravante à exclusão desses profissionais é que as novas contratações para a saúde em Curitiba estão acontecendo majoritariamente por meio da Feaes. Não há concurso público na administração direta da saúde em Curitiba desde 2010. Em contrapartida, nos últimos três anos a Fundação realizou três processos seletivos para contratação de profissionais de saúde. Se continuar assim a tendência é que em poucos anos a Feaes cresça ao ponto de contemplar a maioria dos profissionais da saúde pública municipal.

Com isso, vemos que a proposta do prefeito contempla uma parte dos servidores da saúde, somente os pertencentes à administração direta, mas exclui os Trabalhadores da Feaes, que prestam serviços ao SUS da mesma forma que os servidores públicos.

Para evitar que se repita o erro do prefeito anterior, excluindo da redução de jornada parte significativa dos servidores, os sindicatos das categorias profissionais da saúde contestam o projeto de lei apresentado pela prefeitura e reivindicam a isonomia, com a inclusão dos trabalhadores contratados pela administração pública indireta.

terça-feira, 15 de abril de 2014

ANDRÉ VARGAS AFIRMA QUE RENUNCIARÁ AO MANDATO

#DIOMAR FRANCISCO}

DECISÃO É MOTIVADA POR DENÚNCIA DE VÍNCULO COM DOLEIRO PRESO.

O deputado federal André Vargas (PT-PR) informou nesta segunda-feira (14) à Globo News que renunciará ao mandato. Ele deverá apresentar a carta de renúncia à Mesa Diretora da Câmara dos Deputados até esta terça (15), segundo o ex-assessor de comunicação e amigo pessoal Weg. Desde o último dia 7, Vargas está licenciado do mandato. Ele pediu afastamento por 60 dias. No dia 9, renunciou ao cargo de vice-presidente da Câmara, depois de o Conselho de Ética da Casa ter decidido pela abertura de processo de cassação.

A decisão de Vargas de renunciar é motivada pelas denúncias de envolvimento com o doleiro Alberto Youssef, preso  pela Polícia Federal na Operação Lava Jato. A operação dissolveu um esquema de lavagem de dinheiro e evasão de divisas que, segundo a Polícia Federal, movimentou cerca de R$ 10 bilhões.

REQUIÃO REGISTRA PRÉ-CANDIDATURA AO GOVERNO DO PARANÁ

#DIOMAR FRANCISCO}

O senador Roberto Requião (PMDB) registrou ontem, no diretório estadual do PMDB, pré-candidatura ao governo do Paraná. A informação foi divulgada pelo próprio político, em sua página oficial na internet, na qual ele publicou o documento do registro. Esse é o primeiro passo para uma possível candidatura de Requião nas eleições deste ano. O pedido passará por votação interna do partido.

Com o voto do documento, o senador tem a possibilidade de participar como pré-candidato da convenção estadual do partido, quando serão definidos os candidatos do partido, em diversos cargos, para as eleições de outubro. O partido pode tomar outras decisões, como apoiar outra candidatura ou lançar o vice em uma coligação.

segunda-feira, 14 de abril de 2014

"O MATERIAL CONTRA VARGAS É NOTÓRIO", DIZ RELATOR.

#DIOMAR FRANCISCO}

O prazo final é de 90 dias úteis. Descontado o recesso de julho, o Conselho de Ética deveria examinar o caso do deputado licenciado André Vargas (PT) em meados de agosto, mas o relator Julio Delgado (PSB) diz que terá seu parecer pronto em junho, antes da Copa do Mundo.

Se até lá o petista não renunciar ao mandato o partido estará diante do seguinte dilema: ou segue o rito sumário do relator e dá por encerrado um episódio cujo desfecho já se sabe de antemão que dificilmente deixará de ser a cassação, ou tenta procrastinar o processo mediante o uso de manobras regimentais.

Na ocasião, Dirceu usou de todas os estratagemas para protelar o processo. Dificultou a coleta de provas, contestou depoimento de testemunhas, orientou os aliados a interromperem a leitura do relatório, manobrou nos bastidores ainda na posse da influência como chefe da Casa Civil que acabara de deixar para assumir o mandato de deputado.

"Agora é diferente", diz o relator, que não precisa produzir novas provas, pois, segundo ele, "material contra o deputado André Vargas, é notório". A começar pelo fato de ter mentido na tribuna da Câmara sobre suas relações com o doleiro Alberto Yussef, ato arrolado como quebra de decoro.

domingo, 13 de abril de 2014

SEUS PROBLEMAS ACABARAM, PARA O GOVERNO DO PARANÁ

#DIOMAR FRANCISCO/ CELSO NASCIMENTO/ GAZETA DO POVO}

Teria o secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, ficado com receio das algemas, ou, enfim, acabara apenas por reconhecer que a demora na liberação dos empréstimos ao paraná se devia apenas à própria teimosia e má vontade motivadas por suposta discriminação política?

Não importam exatamente quais as razões que o levaram a anunciar, na última sexta-feira, que todos os financiamentos e avais solicitados pelo governo paranaense seriam imediatamente atendidos, mas pelo menos três fatos precisam ser relacionados à sua decisão- dois anteriores e um terceiro cujos efeitos serão avaliados em futuro breve.

O primeiro deles, antecedente, foi a mudança de direção que permitiu à Procuradoria Geral da Estado (PGE)- que há apenas 20 dias foi colocada nas mãos de profissionais mais experimentados no ofício de fazer a defesa jurídica do estado- agir com mais resolutividade e clareza, atributos antes escassos.

Sucessivas liminares pleiteadas pela PGE ao Supremo Tribunal Federal (STF) convenceram os ministros Marco Aurélio e Luís Roberto Barroso a apertar o cerco sobre a STN. Eles reconheceram- embora em caráter preliminar e, portanto, precário- o direito do Paraná de ver seus empréstimos liberados. Caso não o fossem, que o titular da STN, Arno Augustin, ficasse sujeito até mesmo à previsão.

Outro fato recente que contribuiu para acelerar a decisão favorável ao estado foi a iniciativa de dois parlamentares do PMDB, o estadual Luiz Claudio Romanelli e o Federal João Arruda. Deles partiram os primeiros esforços para que um grupo pluripartidário de parlamentares fosse recebido, na última quarta-feira, pelo chefe da STN. A audiência serviu, no mínimo, para desanuviar o ambiente até então contaminado por radicalismos de natureza política que em nada contribuíram para a solução do impasse.

Muito bem, agora está tudo resolvido. Bastam apenas a assinatura do ministro da Fazenda e a publicação em Diário Oficiais para que a grana caia nos cofres do estado. O primeiro e mais expressivo depósito será o dos R$ 817 milhões do proinveste.

Consequência: se era sete o obstáculo que empacava o governo de Beto Richa, que se quer podia manter as viaturas policiais rodando por falta de combustível; que não tinha fundos para pagar a ração dos cachorros farejadores da PM; e que acumulava dívida de R$ 1,1 bilhão junto a fornecedores- seus problemas acabaram.

Pode ser uma solução "Tabajara": falta tão pouco para o término da gestão que é improvável que neste curto período se operem mudanças espetaculares na administração. Do ponto de vista reeleitoral, no entanto sobrará ao governador o já manifesto gosto de ter derrotado o que supõe ter sido obra da adversária senadora Gleisi Hoffmann.

quinta-feira, 10 de abril de 2014

PRESIDENTE DO TCU CULPA FALTA DE PLANEJAMENTO POR ATRASO NAS OBRAS DA COPA

#DIOMAR FRANCISCO}

MINISTRO DEFENDE TESE DO FIM DO "JEITINHO" NAS OBRAS PÚBLICAS. A falta de planejamento é o principal motivo do atraso em obras que deveriam estar prontas para a Copa do Mundo, afirmou nesta quarta-feira (9) o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Augusto Nardes, ao participar de audiência pública na Comissão do Esporte da Câmara.

Segundo ele, foram economizados cerca de R$ 700 milhões para os cofres públicos graças à atuação do tribunal na fiscalização dos contratos.

FISCALIZAÇÃO DO TCU TERIA EVITADO GASTOS DE R$ 700 MILHÕES A MAIS.

"O que mais preocupa o TCU é a falta de planejamento. Por isso, apresentamos um projeto de governança para acabar com o jeitinho nas obras públicas e fazer com que tudo seja feito com planejamento.

Esse R$ 700 milhões economizados eram consequência de superfaturamento e sobre preço em obras da Copa", disse Augustinho Nardes.

GLEISI HOFFMANN E ROMERO JUCÁ CONSEGUEM APROVAR CPI AMPLA.

#DIOMAR FRANCISCO}

Mais uma vez com atuação direta da senadora Gleisi Hoffmann, sentada na primeira fila da sala da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, o governo conseguiu uma vitória que parecia improvável.
Por 13 votos a 10, a CCJ aprovou parecer do Senador Romero Jucá para que a CPI em debate no plenário não inclua apenas investigações sobre a Petrobras, mas também a respeito de contratos de trens e metrô em Estados governados pelo PSDB e do porto de Suape, em Pernambuco.

A iniciativa visa nivelar as atenções da CPI entre a estatal controlada pelo governo e sobre administrações do PSDB e do PSB, ligadas aos presidenciáveis Aécio Neves e Eduardo Campos.

quarta-feira, 9 de abril de 2014

ATOS INCONSEQUENTES DO DEPUTADO ANDRÉ VARGAS

#DIOMAR FRANCISCO}

Em recente cerimônia no Congresso Nacional, o Deputado André Vargas abusou do direito da "liberdade de expressão", e lançou todo tipo de provocação ao presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa. Na ocasião, o parlamentar paranaense fez gestos e tirou fotos de um magistrado visivelmente irritado, mas que limitou sua reação a discretas expressões faciais.

O tempo passou e Vargas está com uma série de denúncias pesando contra si que podem leva-lo a perder o mandato e coloca-lo no mesmo nível de seu "amigo", o doleiro Alberto Youssef, que agora está preso.

O destino parece pregar peça naqueles que zombam dele. Ontem, a Justiça Federal decidiu enviar justamente ao STF a investigação do caso que envolve André Vargas e o doleiro. Os processos são distribuídos aos ministros através de sorteio. Mas o destino pode fazer com que a investigação sobre Vargas caia justamente nas mãos de Joaquim Barbosa.

terça-feira, 8 de abril de 2014

CORRUPÃO= CRIME HEDIONDO

#DIOMAR FRANCISCO}

PROJETO PODE SER VOTADO ESTA SEMANA.
Como parte do serviço concentrado que será feito nesta semana para destravar a pauta de votações, a Câmara dos deputados pode votar um projeto de lei que torna a corrupção crime hediondo. Proveniente do Senado, onde foi aprovado em junho de 2013, a proposta foi uma resposta do parlamento às manifestações que tomaram conta do país no ano passado. Se aprovado sem alterações, o projeto vai a sanção presidencial. Se for alterado na Câmara, retorna ao Senado.

Caso o projeto seja aprovado, serão  incluídos na lei dos crimes hediondos (8.072/90) os delitos de corrupção ativa e passiva, peculato (apropriação pelo funcionário público de dinheiro ou qualquer outro bem móvel, público ou particular), concussão (quando o agente público exige vantagens para si ou para outra pessoa), excesso de exação (nos casos em que o agente público desvia o tributo recebido indevidamente).

O projeto também torna crime hediondo o homicídio simples e suas formas qualificadas. O projeto também altera o código Penal para aumentar a pena desses delitos. Com isso, as penas mínimas desses crimes ficam maiores e eles passam a ser inafiançáveis. Os condenados também deixam de ter direito a anistia, graça ou indulto e fica mais difícil o acesso a benefícios como livramento condicional e progressão do regime de pena. Com a mudança as penas para estes delitos passam a ser de quatro a 12 anos de reclusão, e multa. Em todo os casos, apena é aumentada em até um terço se o crime for cometido por agente político ou ocupante de cargo efetivo de carreira de Estado.

A lei atual determina reclusão de dois a 12 anos e multa para os delitos de corrupção ativa e passiva e de peculato. Para os delitos de corrupção ativa e passiva e de peculato. Para concussão, a pena vigente hoje é reclusão de dois a oito anos e multa. Já o excesso de exação, no caso incluindo na proposta, é punido hoje com reclusão de dois a 12 anos e multa.

segunda-feira, 7 de abril de 2014

OSMAR DIAS PDT ESTÁ FORA DA DISPUTA NAS ELEIÇÕES DE OUTUBRO

#DIOMAR FRANCISCO/ CELSO NASCIMENTO/GAZETA DO POVO}

A meia-noite de sexta-feira, 4 de abril, marcava o prazo final fixado pela legislação eleitoral para que ocupantes de cargos públicos renunciassem ou pedissem exoneração caso quisessem se candidatar a algum mandato eletivo em outubro próximo. Muitos antes do relógio anunciar o momento fatal, chegou a notícia: Osmar Dias (PDT), vice-presidente de Agronegócios do Banco do Brasil, desistiu de qualquer disputa eleitoral em 2014. Preferiu ficar no BB.

Osmar  vinha sendo insistentemente cogitado para, na condição de vice-, compor a chapa da candidata petista ao governo do estado, senadora Gleisi Hoffmann. Vinham também do interior do seu próprio partido apelos para que se candidatasse a deputado federal. Com sua votação, que se esperava "espetacular", o PDT elegeria forte bancada  na Câmara e na Assembleia.

Uma nota oficial de Osmar Dias divulgada na manhã deste sábado, 5, jogou um balde de água gelada sobre os sonhos de todos os que queriam leva-lo outra vez a disputar um cargo eletivo. Na nota, o ex-senador confessa que gostaria, mesmo, é de voltar ao senado, mas que se sente impedido, em razão da "dignidade, do caráter e do respeito", de enfrentar "um irmão de sangue numa disputa eleitoral". Segundo a nota, "não seria um desrespeito somente à  minha família, mas uma agressão à população que sempre me respeitou. Seria uma negação dos valores morais que herdei dos meus país".

Na nota de despedida, Osmar diz que após ter colocado seu nome "disposição dos eleitores do paraná duas vezes para o Senado Federal e duas vezes para o governo Estadual", se sente honrado com os convites para disputar outros cargos, mas que pode dar sua "contribuição de outra forma. E é o que eu farei", finaliza.

A desistência de Osmar Dias, embora não se tenha constituído numa surpresa para os observadores da cena política paranaense, tem o condão de colocar um ponto final nas especulações em torno da formação do quadro eleitoral. Sai das cogitações o inegável peso eleitoral que a presença de Osmar Dias significaria numa eventual aliança com Gleisi Hoffmann, quer como seu vive quer como candidato  a senador na sua chapa.

O caminho para a reeleição de Beto Richa (PSDB) em bora não seja tranquila, fica menos arenoso. Sem a presença de Osmar, torna-se mais segura para Richa a conquista dos votos conservadores do interior rural- historicamente arredio ao PT e pouco simpático a Requião, que tenta ser consagrado pelo PMDB como seu candidato caso o partido, na convenção de junho próximo, decida não formalizar aliança com Richa.

domingo, 6 de abril de 2014

FIM DAS DOAÇÕES ELEITORAIS DE EMPRESAS DIVIDE OPINIÕES

#DIOMAR FRANCISCO}

O voto contrário ao financiamento empresarial em campanhas eleitorais da maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) provoca divergências entre especialistas e políticos. O placar do julgamento, ainda não encerrado, está 6 a 1. Mas, apesar da maioria já estar formada, o resultado ainda não é definitivo, já que os ministros ainda podem mudar o voto até o fim do julgamento- que está suspenso por um pedido de vista do ministro Gilmar mendes.

Para a maioria parte dos Ministros, o financiamento privado gera desequilíbrio no processo eleitora no processo eleitoral. Apesar disso, como argumentou o ministro Teori Zavaski- único a votar a favor da participação das empresas no processo eleitoral- , a proibição não resolveria os problemas de desigualdade na disputa e facilitaria outras irregularidades nas campanhas.

"O entendimento do STF vai facilitar o caixa dois", observa o consultor da comissão nacional de Direito Eleitoral da OAB, Silvio Salata. Apesar de concordar que empresas e políticos podem encontrar no caixa dois uma forma de burlar o entendimento do Supremo, o advogado especialista em dinheiro empresarial Leandro Suriane da Silva acredita que a mudança é um "caminho certo" para estabelecer igualdade eleitoral. "Os caminhos com maior lobby acabam conseguindo mais dinheiro e possibilidade de doação de pessoas jurídicas", diz Suriani.

sábado, 5 de abril de 2014

OSMAR DIAS DESISTE DA CANDIDATURA AO GOVERNO DO PARANÁ, E FICA NO BANCO DO BRASIL

#DIOMAR FRANCISCO}

OSMAR DIAS DISSE ONTEM AO POVO QUE FICA NO BANCO DO BRASIL, DISSE AINDA, QUE O FATO DE NÃO DISPUTAR A PRÓXIMA ELEIÇÃO, NÃO SIGNIFICA QUE ME AFASTAREI DE MINHAS RESPONSABILIDADES DE HOMEM PÚBLICO. CREIO QUE POSSO DAR MINHA CONTIBUIÇÃO DE OUTRA FORMA, E É O QUE FAREI. 5/4/2014. OSMAR DIAS.

sexta-feira, 4 de abril de 2014

MINISTRO PAULO BERNARDO DIZ, BRASIL NÃO PODE SER "PARAÍSO FISCAL" DA INTERNET

#DIOMAR FRANCISCO}

O ministro das Comunicações Paulo Bernardo, defendeu isonomia na tributação de empresas de internet. Muitos serviços estrangeiros de internet que atuam no Brasil faturam seus clientes no exterior por meio de cartões de créditos internacionais, escapando dessa forma do fisco brasileiro.

"Não quero aumentar o imposto de ninguém. Se possível, quero baixar imposto. O que estou propugnando é que tem que ter tratamento isonômico. Se uma empresa executa um serviço e paga a outra tem que pagar também. Tem que aplicar a legislação a todos", disse o ministro. "Não dá para os gigantes da internet nos tratarem como paraíso fiscal".

"Acho o seguinte: se todo mundo pagar, pode-se até baixar o imposto. Agora, se tiver uma parcela de empresas que por terem um negócio tão bem bolado possam tratar a gente como paraíso fiscal, as outras acabam pagando o custo", acrescentou Paulo Bernardo em outro momento.

A mudança no modelo de tributação, em estudo pela receita federal, afeta gigantes da internet como o Google e também a Netflix, que oferece assinatura mensal com acesso a vídeos em streaming.

quinta-feira, 3 de abril de 2014

SENADO CRIA DUAS CPIs DA PETROBRAS SIMULTÂNEAS

#DIOMAR FRANCISCO}


PARA AMEAÇAR A OPOSIÇÃO, GOVERNISTAS INSTITUEM COMISSÃO QUE VAI APURAR DENÚNCIAS NA ESTATAL DE PETRÓLEO E CASOS QUE ENVOLVEM ADVERSÁRIOS DE DILMA NA ELEIÇÃO.

SEM CONEXÃO

Gleisi argumentou que os quatro objetivos de investigação da CPI da oposição não têm conexão si, por isso a comissão não deveria ser instalada. "São fatos estanques, desconexos, com um único fato em comum: todos se referem à Petrobras", afirmou.

No pedido, a oposição afirma que a CPI vai investigar a compra da refinaria de Pasadena (EUA) pela Petrobras, o suposto superfaturamento de refinarias, irregularidades em plataformas e a suspeita de que uma empresa holandesa pagou propina a funcionários da estatal. A CPI dos governista inclui os quatro temas levantados pela oposição, além daqueles que envolvem Aécio Neves e Eduardo Campos. No total, 32 senadores de partidos aliados do Planalto assinaram o pedido da CPI governista, incluindo toda a bancada do PT e parte do PMDB.

quarta-feira, 2 de abril de 2014

DEPUTADO ANDRÉ VARGAS DO PARANÁ ADMITE TER "RELAÇÕES SOCIAIS" COM DOLEIRO

#DIOMAR FRANCISCO/ VIDA PÚBLICA/ GAZETA DO POVO}

VECE-PRESIDENTE DA CÂMARA, ANDRÉ VARGAS DIZ QUE IRÁ EXPLICAR HOJE POR QUE FOI FLAGRADO NEGOCIANDO ALUGUEL DE AVIÃO COM ALBERTO YOUSSEF, PRESO PELA PF.

Vice-presidente da Câmara dos Deputados, o paranaense André Vargas (PT) admitiu ontem que conhece o doleiro Alberto Youssef "há mais de 20 anos, como um importante empresário de Londrina" relações sociais", mas que elas seriam apenas "esporádicas". A ligação entre os dois consta das investigações da Operação Lava Jato, da Polícia Federal (PF), que flagrou troca de mensagem em que Youssef acerta o aluguel de um avião para Vargas. Parlamentares de oposição cobraram explicações sobre o caso, revelado por reportagem do jornal folha de S. Paulo.

O petista prometeu se manifestar em plenário hoje. Youssef foi preso no Maranhão, em 17 de março, suspeito de envolvimento em um esquema de lavagem de dinheiro que teria movimentado R$ 10 bilhões. A conversa com Vargas ocorreu por maio de um aplicativo para telefone celular chamado BBM, no dia 2 janeiro. O avião não pertence ao doleiro, que teria apenas intermediado a locação para o voo entre Londrina e João Pessoa, na Paraíba, para onde o deputado viajou de férias com a família.

Outra reportagem sobre o caso, publicada no site da revista Veja, diz que  aeronave fretada um Learjet 45, de propriedade de uma empresa da Bahia. O custo da viagem, segundo a revista teria sido de R$ 100 mil. De acordo com a matéria da folha, Vargas teria declarado que pagou pelo combustível da aeronave e que só procurou Youssef porque os preços das passagens em voos comerciais para o período estava muito alto.

Em resposta à Gazeta do Povo por e-mail, o deputado apresentou outras explicações. "procurei-o sabendo que ele havia sido dono de um hangar, e conhecia o meio. Foi a primeira vez que tratei com ele sobre assunto semelhante. Procurei reembolsar as despesas com combustível, em torno de R$ 20 mil, mas ele não aceitou", disse Vargas no Texto.

A Folha também descreve que a Polícia interceptou outra conversa entre os dois, que aborda assuntos de interesse de youssef no Ministério da Saúde. O diálogo envolveria a empresa Labogen, que teria feito remessas ilegais de US$ 37 milhões ao exterior, segundo investigações da Polícia Federal.  Vargas cita conversas com uma pessoa identificada como "Gadelha", que seria o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do ministério, Carlos Gadelha.

EXPLICAÇÕES.

Líderes de oposição cobraram explicações de Vargas. "Qualquer homem público não pode ter relacionamentos desse tipo, ainda mais com uma pessoa com uma biografia conturbada como Alberto Youssef", afirmou o Líder do DEM, Mendonça Filho (PE), Tivemos outros tantos casos recentes envolvendo uso de avião e, mais uma vez, cabem respostas públicas", disse o líder do solidariedade, Fernando Francischini (PR). Na contramão, o Líder do PV, Vicentinho (SP), disse que o pedido confia em Vargas. "Se o Eduardo Azeredo, que está sendo condenado à prisão, fugiu para não se explicar no plenário, por que exigir isso do André Vargas?", questionou.

terça-feira, 1 de abril de 2014

SECRETÁRIO EXPLICA REGULAMENTAÇÃO DO METRÔ DE CURITIBA

#DIOMAR FRANCISCO}

Vereadores de Curitiba se reuniram com o secretário municipal de Administração, Fábio Scatolin, para tratar do projeto de lei que inclui o metrô da atual lei do Transporte Coletivo. De iniciativa do Executivo, a matéria visa  preservar a integridade jurídica do projeto, cuja contratação será feita com modelagem diferente daqueles que são administrados pela Urbs hoje em dia.

O texto estava na pauta da sessão plenária desta manhã, mas a votação foi adiada- por duas sessões -a pedido do líder do prefeito, Pedro Paulo (PT). Segundo o Parlamentar, o projeto não poderia ser votado antes da audiência com o representante da Prefeitura de Curitiba, cujo objetivo foi esclarecer dúvidas sobre a iniciativa e sobre a licitação e o projeto do futuro metrô da nossa cidade.

A EVOLUÇÃO DO MUNDO E DA POLÍTICA

#DIOMAR FRANCISCO}

Passados 50 anos do golpe militar que mudou a história do Brasil, a lição que fica que o mundo, a política e a economia evoluíram neste meio século. As ditaduras, sejam elas de quaisquer cores, representam atrasos que tiram os países do contexto mundial, que cada vez mais exige responsabilidade e fiscalização de seus respectivos governos.

As grandes empresas e os grandes investidores só injetam dinheiro em economias em que sentem alguma segurança em seus investimentos. A Democracia, com todos os problemas que possa ter, ainda tem uma oposição que denuncia irregularidades e uma imprensa livre que aponta a corrupção.

Ou seja, os governos podem até cometer fraudes, mas tem que responder para a sociedade. A Rússia é um exemplo disso. Vladimir Putin posou de "czar" no episódio envolvendo a Ucrânia. Sua arrogância e seus suposto poder ilimitado fez imediatamente que os investimentos ao Brasil. Ou seja, investidores não confiam em ditaduras.