DIOMAR

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

ELEITOR DE DILMA TEM DIFICULDADE NO PENSAMENTO, DIZ DEPUTADO

#DIOMAR FRANCISCO}

ROGERIO GALINDO/GAZETA DO POVO}

Deputado estadual Plauto Miró, do DEM de ponta grassa, cristalizou nesta semana em uma frase lapidar o pensamento de boa parte dos eleitores antipetistas. Anotada pela imprensa, a frase ficou assim. "Quem pensa votou no Aécio. Quem tem dificuldade no pensamento votou na Dilma." Avisado pelos Jornalista da gravidade de sua declaração." Manteve o que disse.

Segundo Plauto, os dados estão aí para quem quiser ver. O eleitor de Dilma é menos escolarizado, 'menos favorecido'. E, assim, tem "dificuldade no pensamento" Há duas lógicas possíveis para o raciocínio de Plauto. Ou ele pensa de antemão que essas pessoas em geral têm dificuldade no pensamento. Ou foi o voto em Dilma, que não era a candidata dele, que fez pensar assim. Pouco importa. O que importa é que pobreza, dificuldade de pensamento e voto no adversário estão aqui intimamente ligados.

Não foi a primeira vez que o deputado entra em discussão do gênero. No inicio da campanha, a Associação Comercial de Ponta Grossa lançou uma cartilha defendendo que os beneficiários do Bolsa Família tivessem temporariamente suspensa seu direito ao voto. Questionado sobre a ideia, Plauto ficou em cima do muro. Nem contra, nem a favor.

O pensamento de que o voto do povão é impensado e irracional impera nas rede sociais. Nos últimos três dias, houve um festival da esculhambação do povo brasileiro na internet. Pobres (em geral), nordestinos (especificamente) e beneficiários do bolsa família (com ênfase ainda maior) viram saco de pancadas de quem não aceita a eleição de Dilma. Os mais histéricos falaram em separação do país.

Assim, o deputado Plauto, embora considere os eleitores de Dilma como fracos de pensamentos, é no final das contas um moderado comparado a outros antipetistas. Para outro mais radicais, além de serem ruis de raciocínio, os pobres são um estorvo. Cortar fora as regiões "menos favorecidas" ou simplesmente se livrar deles de alguma maneira (nem que seja só como eleitores, como propôs o empresariado pontagrossense) são maneiras de se livrar desse peso morto. E o que deveria ser uma mera divisão política se torna o desejo de um apartheid.

Mesmo que não fosse assim. Eleição não é prova de matemática, em que existe um gabarito. O que está em disputa são projetos políticos diferentes, e a eleição é justamente o momento em que o eleitor decide qual desses projetos prefere. Trata-se de uma disputa não só entre políticos, mas entre ideias diferentes de como o país deve ser gerido. Quem tem seus interesses contrariados, numa democracia, tem de saber engolir em seco e esperar mais quatro anos para provar que seu projeto é melhor. Dizer que o eleitor do outro lado não sabe pensar (ou odiá-lo, como se vê nas redes sociais) é um passo perigoso para a convivência social.

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

SEPARATISMO NO BRASIL

#DIOMAR FRANCISCO}

OPINIÕES SOBRE O SEPARATISMO NO BRASIL. 


Muita gente diz que quem apoia esse movimento é preconceituoso e intolerante contra pessoas que moram em outros estados, mas eu acredito que seja bem assim que a maioria dos sulistas pensa. Os estados do Sul do Brasil são todos que mais contribuem com impostos, e dos que menos recebem o retorno desse dinheiro do governo federal, a revolta do povo começa aí.
Muitas pessoas acham isso um absurdo e recorrem a ofensas contra o povo que mora em outros estados, sendo que o grande culpado, na verdade, é o governo federal. Enquanto o governo continuar a prejudicar o Sul, esse e outros movimentos separatistas vão ganhar cada vez mais força. Sou simpatizante do movimento, mesmo sabendo que é algo muito difícil de acontecer.
Não acredito na ideia de separação, mas apoio veementemente uma maior autonomia para a nossa região. Acredito que o dinheiro gerado aqui tem de obrigatoriamente ficar aqui. Acredito também que precisamos de autonomia para criar leis que melhorem o bem-estar da população do Sul, infelizmente, em nosso país, quem manda são os coronéis dos estados mais pobres do Norte e Nordeste e que menos produzem; somos sempre desprezados pela União. Entendo que para separar este país, nós aqui do Sul, temos que criar um novo partido especial para o Sul, já para 2018. Pode ser qualquer outra sigla, menos o PSDB.

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

PARA FAZER AS REFORMA É PRECISO FORMAR UMA CONSTITUINTE EXCLUSIVA

#DIOMAR FRANCISCO}

PARABÉNS PELA VITÓRIA PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF, POR TODO ESFORÇO E COMPETÊNCIA , FAZENDO PREVALECER A VERDADE.
 O PT pretende apresentar ao Congresso um projeto de lei de iniciativa popular que cria uma Assembleia Constituinte exclusiva para discutir o tema. Caso seja aprovado, isso retirará dos deputados e senadores a prerrogativa de deliberar sobre o assunto e passará a responsabilidade para um grupo de representante eleitos exclusivamente para esse fim, que se tornarão inelegíveis após o término dos trabalhos- em tese, essa seria a forma de retirar influência dos parlamentares sobre o tema.

Porém, variados juristas questionam a constitucionalidade da convocação de uma constituinte exclusiva.

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

A ABERTURA PARA A AÇÃO DOS ESPECULADORES NAS PESQUISAS ELEITORAI

 #DIOMAR FRANCISCO}

As pesquisas eleitorais, mais do medir a intenção de votos dos eleitores, acabam servindo para outros propósitos. A subida ou a queda de um candidato serve como pretexto para valorizar ou desvalorizar ações de empresas estatais.
O movimento especulativo, nesses casos, é muito claro. Nesta semana, por exemplo, as ações da Petrobras caíram 13%. É obvio que uma empresa como a Petrobras está muito longe de quebrar, Pode até ter seus lucros diminuídos em função de uma ou outra operação mal feita, ou até mesmo de desvios e corrupções.
Mas nada que chegue afetar a saúde financeira da empresa.
Com o movimento de especulação, quem comprar as ações em baixa, agora, durante o período eleitoral, deve obter lucros extraordinários
depois que a eleição passar e o mercado voltar ao normal.

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

O CORPORATIVISMO NO JUDICIÁRIO, NO CASO AUXÍLIO-MORADIA

DIOMAR FRANCISCO}

AUXÍLIO-MORADIA

O corporativismo no poder judiciário é uma afronta contra tudo e contra a todos, e uma total falta de pudor diante das mazelas reinantes no Brasil.
 Agora querem tornar extensivo o auxílio-moradia aos magistrados aposentados. A continuar assim, logo irão pleitear o referido auxílio também às viúvas dos magistrados.
Com essa indiferença à nossa realidade, e com a "canetada" em prol de seus interesses pessoais, o Poder Judiciário se apequena cada vez mais.
E a bola de neve, já com ares de avalanche, segue seu rumo ladeira abaixo, agora com os juízes aposentados pretendendo também a sinecura do auxílio-moradia. É a tal isonomia, dizem. Logo, outra categorias de servidores estarão em campo querendo fazer valer os seus "direitos". E, adiante, alcançaremos a verdadeira justiça social quando o benefício for estendido a todos os trabalhadores. Mas o país que conheço terá orçamento suficiente para fazer frente a esse colossal encargo? É um verdadeiro absurdo, tantos cidadãos trabalhadores que lutam durante 20, 30 anos para comprar uma moradia, um cantinho para seu sossego, deixar de pagar aluguel. Esses Juízes não tem a mínima noção das dificuldades que o povo tem para conseguir a sua casa própria. Precisamos reagir minha gente contra essas aberrações com urgência.

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

PRIVILÉGIOS DE JUÍZES COM AUXÍLIO-MORADIAS

 #DIOMAR FRANCISCO}

AUXÍLIO-MORADIA PARA JUÍZES.

Excelente e oportuno o artigo de José Lucio Glomb, ex-presidente da AOB do Paraná, dia 15/10) Os juízes recebem salários dignos, sem necessidade de arranjos com auxílio-moradia.
Um juiz da corte sueca diz que esses tipos de concessões podem levar ao descrédito os agentes públicos, com a perda do respeito da população.
Não é isso que já está ocorrendo em nosso país, onde leis são feitas para dar legalidade a atos e comportamentos desonestos? Faltam movimentos sérios, apolíticos, necessários para promover a honestidade como atributo normal do ser humano, ensinando que anormal é ser desonesto em todos os sentidos.

EM ALTA

Juiz Celso Fernando Karsburg do Rio grande do Sul, é um caso raro de magistrado que comprou briga com a classe e recusou o auxílio moradia. É desses juízes que estamos precisando em nosso país.

domingo, 19 de outubro de 2014

PARA 70% DOS JOVENS, O BOM PROFESSOR ENTENDE DE INTERNET E TECNOLOGIA

#DIOMAR FRANCISCO}

EDUCAÇÃO.

O contato com o mundo virtual é de extrema necessidade nos dias atuais, tanto para o uso pessoal quanto para o aprimoramento do aprendizado.

Assim, o professor que leva em conta os recursos tecnológicos acaba proporcionando uma nova forma de estudo, mantendo também o contato com os alunos pelo meio virtual. Portanto, é de extrema relevância levar a tecnologia até a escolas, possibilitando uma maneira diferenciada e eficiente de se aprender.

O fato do bom professor ser reconhecido pelo o uso das tecnologias em salas de aulas complementa uma tendência de pesquisas que remetem ao professor a responsabilidade quase que exclusiva pelo seu desenvolvimento e pelo desenvolvimento do ensino.

Concordo que há margem para melhorarmos, em especial no uso das tecnologias em sala, mas é necessário que outras ações sejam realizadas a priori, como abrir espaço de tempo para que os professores reconfigurem as suas salas. Além disso, a rede precisa funcionar de maneira que não seja necessário improvisar porque ela caiu ou ficar esperando muito tempo até que o download ou acesso a determinado site seja feito pelos alunos. Não adianta atribuir exclusivamente a responsabilidade ao professor. É como responsabilizar só a polícia pelo problema da criminalidade.

O bom professor deve, antes de tudo, entender a sua disciplina específica e ter uma noção clara das demais, sempre atualizando-se e levando aos seus alunos as novidades do mundo contemporâneo. Quanto à tecnologia, os nossos jovens estão enterrados nela e querem que a escola seja uma continuação de suas salas e quartos de bate-papo e curtição das redes sociais.

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

PROCURADORES QUEREM RECEBER 14º E 15º SALÁRIO

 #DIOMAR FRANCISCO}

DILMA ESTARÁ EM CURITIBA HOJE, ENCONTRO VAI SER AS 13 HORAS NA PRAÇA SANTOS ANDRADE. CAMINHADA VAI PELA RUA XV DE NOVEMBRO ATÉ A RUA JOÃO NEGRÃO.
A Advogacia-Geral da União (AGU) contestou na justiça do Distrito Federal um pedido da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) para o pagamento do 14º e 15º salário à categoria, nos moldes recebidos por deputados federais e senadores. Dentre os argumentos, os advogados da União defendem que a solicitação da entidade não tem qualquer amparo legal, pois foi baseada em uma norma revogada.

Na ação apresentada à justiça, a ANPR alega que os procuradores da República teriam direito ao recebimento das mesmas parcelas concedidas aos parlamentares. A Procuradoria-Regional da União da 1º Região (PRU1) unidade da AGU, questiona que além de não ter base jurídica, o pedido também encontra diversos impedimentos na Constituição Federal. O estatuto proíbe a vinculação ou equiparação de qualquer tipo de remuneração para vantagem pessoal do serviço público.

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

ELEIÇÕES, POVO SEM NOÇÃO E DESINFORMADO

 #DIOMAR FRANCISCO}

ELEIÇÕES 1014.

FHC tem razão em dizer que milhões de votos são oriundos de eleitores desinformados.
É simples entender o porquê:80% dos eleitores brasileiros são analfabetos funcionais, ou seja, pessoas que não sabem processar juízos de valores ao assistir o noticiários, são aqueles abstêmios de leituras porque não lhes foi dada oportunidade de escolarização, que lhes teria dado educação, fundamental para torna-los conscientes e ampliar horizonte quanto à situação política.
Se o debate público é pobre de espírito, diante de tantas ineficiências da gestão pública, é porque a educação não cumpriu seu papel.
No caso do Paraná, FHC está certo: só os desinformados votaram no PSDB, porque não foi feito nada. O governador só endividou o estado, pagou o maior mico quando a polícia disse que não tinha ração para os cachorros, que as  viaturas não tinham combustível. Os desinformados estão aqui no Paraná.

terça-feira, 14 de outubro de 2014

AUXÍLIO-MORADIA PARA JUÍZES

 #DIOMAR FRANCISCO}

AUXÍLIO-MORADIA.

Quando o STF, o Ministério Público e o CNJ, guardiões da lei e da justiça, cometem uma inominável injustiça contra o povo brasileiro, com o ignominioso auxílio-moradia para o seus membros, quem deve julgá-los?
Quem pode controlar os abusos cometidos com o beneplácito das mais altas cortes e conselhos da magistratura e do MP? Afinal, não são eleitos pelo o povo, seus cargos são vitalícios.

São quase intocáveis. Quem falará pelo o povo? que sabe as ruas.  Aquele que tem a missão de, baseado na lei, assinar uma sentença a favor ou contra alguém, em nome da justiça, e contra alguém, em nome da justiça, e admite o aumento do próprio salário e demais mordomias prova que de senso de justiça tem muito pouco, e que deve voltar não ao banco da escola, mas ao berço da família, fonte dos valores que abraçamos para a vida toda.

domingo, 12 de outubro de 2014

POR QUE DILMA É MELHOR PARA O BRASIL

#DIOMAR FRANCISCO}

{MIRIAN GONSALVES-VICE PREFEITA DE CURITIBA}
 A tentativa de colocar em oposição PT e PSDB, o velho e o novo, é ilusória e reduz o debate a uma partida de futebol. Nós contra eles. Há, sim, uma disputa, mas de dois modelos: o social e o neoliberal.

O social, defendido pela candidata Dilma, estrutura e desenvolvimento econômico ao desenvolvimento social.
Os dados são expressivos: franco acesso ao crédito, que superou 56% do PIB e proporcionou o aquecimento do mercado combinado a medidas para incentivar a indústria e os serviços. O salário mínimo obteve, ao longo dos 12 anos dos governos do PT, um aumento real 72%, e mais de 20 milhões de empregos foram gerados. Nesse período, PIB alcançou R$ 2,27 trilhões. Mais de 36 milhões de pessoas foram retiradas da extrema pobreza e 42 milhões as ascenderam para a classe média.
Tais índices foram fundamentais para que o Brasil, pela primeira vez em sua história, saísse do mapa da fome, elaborado pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). Conquistamos, assim, uma profunda transformação social e nos tornarmos um país de classe média. 

Na educação, o acesso às universidades foi amplamente facilitado com a construção de 18 campi federais e o fácil crédito por meio do Fies, Prouni e cotas. Por isso, hoje são mais de 7 milhões de pessoas no ensino superior. O Brasil nunca enviou tantos estudantes para o exterior. Foram mais de 83 mil de bolsas de mestrados e doutorado pelo programa Ciência sem Fronteiras. No ensino técnico, 422 escolas foram construídas e, no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), são 8 milhões de jovens matriculados. Tudo isso representa um aumento no investimento em educação na ordem de 223%. O acesso à moradia também se ampliou. Mais de 3, 6 milhões de moradias foram construídas ou contratadas pelo programa Minha Casa, Minha Vida. Na saúde, o investimento, em 12 anos, ultrapassou R$ 82 bilhões.

Em uma comparação inevitável, o outro candidato segue a linha de seu predecessor e mestre Fernando Henrique Cardoso, que levou o Brasil a índices alarmantes e econômico e social. Conforme anunciado pela Folha de São Paulo, o Brasil atingiu os maiores picos de desemprego e chegamos à triste marca de mais de 11 milhões de desempregos, o que correspondeu à segunda maior taxa do mundo. Já os juros chegaram a acumular, em oito anos, mais de 500%. E o país ainda amargou a marca de 50 milhões de indigentes, segundo a FGV.

Ao eleitor, é importante analisar as prioridades já asseguradas. O que se faça para a saúde e educação nunca será o suficiente, mas voltar atrás, nunca mais. Exemplo disso é a proposta defendida pelo atual candidato neoliberal para a redução da maioridade penal. Não precisamos criminalizar nossas crianças, mas cuidar delas. Por isso, nos governos do PT, foram construídas 5.902 creches e pré-escolas das 6 mil prometidas em 2010 pela então candidata Dilma.
É preciso dizer não ao ódio, ao preconceito, à criminalização da sociedade e à sua divisão. É hora de debater política de governo. É hora de respeitar as diferenças e de optar pelos direitos assegurados e conquistados.

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

DILMA DEFENDE POLÍTICA DO SALÁRIO MÍNIMO

#DIOMAR FRANCISCO}

DILMA CRITICOU À PROPOSTAS DO PSDB.

A candidata do PT à reeleição Dilma Rousseff, defendeu ontem (9) os atais programas sociais e a política de valorização do salário mínimo e criticou as propostas do adversário Aécio Neves (PSDB) para o tema. Dilma classificou de "escândalo" a ideia de reduzir o poder de compra do salário mínimo para compensar outros problemas da economia. "Eles implicam com salário mínimo, implicam é a maior característica disse senhor [Armínio Fraga] que foi presidente do Banco Central durante o governo] de Fernando Henrique Cardoso e que agora é aquele que aparece como sendo o eventual futuro ministro da Fazenda, que não vai ser.
Ele acha que para resolver os problemas, eles têm que diminuir o salário mínimo. Isso é um escândalo. É a típica proposta que fez com que esse país quebrasse três vezes", disse em discurso durante ato político em Salvador. Na campanha durante o primeiro turno, o candidato Aécio Neves disse que continuará com política de reajuste real do salário mínimo em seu governo, caso seja eleito, e fará o reajuste da tabela do Imposto de Renda conforme a inflação e a correção da defasagem acumulada nos últimos anos.

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

JUDICIÁRIO E MINISTÉRIO PÚBLICO APROVAM AUXÍLIO-MORADIA DE R$ 4,4 MIL POR MÊS

 #DIOMAR FRANCISCO}

BENEFÍCIO FOI REGULADO PELO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA E, HORAS DEPOIS, PELO CONSELHO DO MP. TODOS OS JUÍZES, PROMOTORES E PROCURADORES DO PAÍS VÃO GANHAR A VERBA.
Judiciário e Ministério Público regulamentaram, no mesmo dia, o pagamento de auxílio moradia de até R$ 4,4 mil mensais a todos seus membros. No inicio da tarde de ontem, o Conselho Nacional de justiça (CNJ) regulamentou o que já havia sido estabelecido em liminares pelo ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), em setembro, Horas depois, alegando isonomia entre os poderes, o Conselho Nacional do Ministério Público, aprovou o mesmo auxílio. Em nenhum dos casos será preciso confirmar gastos com moradia para receber a verba.
LIMINARES
A primeira liminar de Fux, de 15 de setembro, concedeu o beneficio a juízes federais. No dia seguinte, a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e a Associação Nacional Magistrado da Justiça do Trabalho (Anamatra) entraram com ações da liminar fossem ampliados a todos os juízes do país, incluindo os da justiça Militar, do Trabalho e de tribunais que ainda não efetuavam o pagamento.

O ministro acatou os pedidos no dia 25 de setembro, solicitando que o CNJ ficasse responsável por fazer a regulamentação da questão, o que ocorreu ontem- e que foi replicado, logo em seguida, pelo CNMP.

SEM COMPROVAÇÃO.

Embora em teoria os juízes e procuradores recebam a verba como indenização por gastos como moradia, não é preciso apresentar qualquer comprovação mostrando como o dinheiro foi gasto. É O FIM DA PICADA.

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

ELEIÇÕES 2014, DESABAFO DE UMA CIDADÃ INDIGNADA

 #DIOMAR FRANCISCO.

NEUZA CURI.

AOS 60 ANOS DE IDADE, ACORDEI ABSOLUTAMENTE INDIGNADA COM OS RESULTADOS DAS ELEIÇÕES, NO PARANÁ E EM OUTROS ESTADOS.
 ACREDITEI NA JUVENTUDE QUE SAIU ÀS RUAS EM DATA RECENTE, PEDINDO MUDANÇAS NA POLÍTICA, NA SAÚDE, NA EDUCAÇÃO.
NÃO FOI O QUE ACONTECEU. REVENDO AS LISTAS DOS CANDIDATOS ELEITOS, CONSTATEI QUE CONTINUAMOS OS MESMOS.
OS CARGOS POLÍTICOS SÃO REALMENTE HEREDITÁRIOS.
NUNCA MAIS VOTAREI NESTE PAÍS. CADA POVO TEM O REPRESENTANTE QUE MERECE.  EU SEI QUE TEM EXPLICAÇÃO DE TUDO ISSO, ENQUANTO A MAIORIA DESSE POVO FOR SEMI-ANALFABETO, COM A VISÃO TAPADA PELA IGNORÂNCIA, PELA FALTA DE CONHECIMENTO, DEIXANDO SE ILUDIR POR FALSAS PROMESSAS, VOTANDO NAQUELES QUE JÁ ESTÃO NA MÍDIA, ACHANDO QUE VÃO RESOLVER OS PROBLEMAS DELES. UM POVO SEM CONHECIMENTO, É UM PAÍS BURRO, PELA FALTA DE INVESTIMENTO NA EDUCAÇÃO.

terça-feira, 7 de outubro de 2014

ELEIÇÕES E PROMESSAS E AUXÍLIO-MORADIA

#DIOMAR FRANCISCO.

ELEIÇÕES E PROMESSAS NÃO CUMPRIDAS.


A sorte esta lançada. O governador reeleito promete concluir as promessas do mandato anterior. Existem dois tipos de promessas: ao povo, que raramente é atendido; e aos interessados no governo, tais como vender a Copel, a Sanepar e o que mais for possível a qualquer preço, aumentar taxas e salários e até criar o "bolsa tudo-aqui" por 25 anos, como os pedágios que castigam o povo, envergonhando o Paraná.

O Brasil voltou a dormir em 2014. Os principais envolvidos nos diários secretos da nossa Assembleia se reelegem incólumes; em Alagoas, Collor se mantém no Senado e, pasmem, Renan Filho é o governador. Aqui, no Paraná, também  os filhos e netos de execráveis políticos vão se elegendo, fora muitas outras aberrações. Como os de sempre estão no poder, nada será mudado, pelo jeito não será no voto que conseguiremos mudar este país.
Auxílio-moradia
Sobre o editorial "AGU contra o auxílio-moradia" Gazeta do Povo, como confiar em um judiciário tão parcial? Será que a moralidade e a retidão legal só valem para os simples cidadão? E são eles que possuem o poder de definir o rumo da vida de milhões de brasileiros. A assinatura deles tem mais força que a do presidente da República. Mas  como confiar nessa gente de um fato tão vergonhoso quanto esse auxílio-moradia?

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

GLEISI PEDE PARA NÃO ACREDITAREM EM PESQUISAS

#DIOMAR FRANCISCO-CANDIDATO A DEPUTADO FEDERAL Nº1255-PDT. A senadora Gleisi Hoffmann (PT), candidata ao governo do Paraná, que até aqui vinha mantendo silêncio acerca das pesquisas de intenção de votos, resolveu contestar os resultados apresentados até agora. "Não deixe as pesquisas influenciarem seu voto", recomendou aos eleitores paranaenses. "Gustavo Fruet não acredita em pesquisas, porque há dois anos, ele era terceiro lugar nas pesquisas, hoje é prefeito de Curitiba", disse. A petista afirmou ainda que o governador Beto Richa também não acredita em pesquisas. "Aliás, ele só acredita quando aparece bem como nas eleições de 2010.