DIOMAR

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

PESQUISAS ELEITORAIS

GUSTAVO FRUET FOI ENTRVISTADO NA GAZETA DO POVO.

FOI PERGUNTADO A ELE, SOBRE A COLIGAÇÃO QUE PEDIU PARA BARRAR A ÚLTIMA PESQUISA DATA FOLHA.

Porque? Há ainda uma necessidade de evolução da forma que se trabalha com pesquisa no Brasil. Além da questão da estratificação e da metodologia, existe um fato novo. tem uma estrutura na cidade que se chama instituto curitiba de informática {ICI, vinculado à Prefeitura}. Esse instituto tem uma base de dados que atinge quase 100% da população de curitiba.
Nada impede que algumas empresas que trabalham com essa base de dados passam, cincidentemente, prestar serviço na campanha. Em um mês de pré-campanha essas empresas têm o perfil de mais de 80% do eleitor curitibano.

Quando uma pesquisa é registrada {na justiça Eleitoral} e a equipe de coletas dos dados sai à rua, é um bombardeio de folhetos, propaganda, rádio e telefonemas {de marketing eleitoral} numa eleição muito acirrada para alterar, 1%,2% não é difícil. Não é uma disputa de ingênuos. É uma batalha de comunicação desigual.

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