DIOMAR FRANCISCO/ GAÚCHO PARANAENSE!!
A tradição das pesquisas eleitorais começou nos Estados Unidos, com institutos que utilizavam as estatísticas sociais para determinar amostragens de opinião pública.
Com isso, as estatísticas mostraram-se eficientes para apontar tendências eleitorais e na grande maioria das vezes conseguiam apontar os vencedores das disutas para cargos eletivos.
No Brasil, a partir da redemocratização, nos anos 80, os institutos descobriram as eleições como um grande filão de mercado.
O fato de terem acertado boa parte das suas primeiras sondagens, criou-se uma impressão de que os eleitores acompanhavam as pesquisas e não que as pesquisas mediam as intenções dos eleitores.
Obviamente, as pesquisas transformaram-se em peças de campanha eleitoral. Mas a desconfiança de candidatos que se sentiram prejudicados pela sondagens transformou a divulgação dos resultados em uma guerra na justiça Eleitoral.
A tendência, daqui para frente, é que somente os grandes institutos consigam vencer as barreiras para divulgar seus números em época de eleição.
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