DIOMAR

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

MARCO LEGAL E O CONTROLE SOBRE A INTERNET

{DIOMAR FRANCISCO GAÚCHO}

A transformação gerada pelo avanço tecnológico repercute nas atividades diárias de comunicação e, desde a inicial constatação de que a tecnologia pode ser usada para prodezir ofensas, surgiram defesas da necessidade de regulamentar a internet e punir ações específicas por meio dela praticadas.

O que deve se observar, porém, é que a tecnologia é apenas meio para a prática de crimes que seguem sendo sempre os mesmos- como, por exemplo, o estelionato e a difamação, já descritos desde as primeiras legislações penais. O crscimento da chamada "criminalidade informática" representa, na verdade, o cometimento dos mesmos crimes de outrora, apenas valendo-se de recursos tecnológicos atuais.

Assim, cumpre refletir com cautela se por trás do discurso que apregoa a necessidade de instrumentos de regulagem e sanção para tratar das práticas pela internet não está, na realidade, o desejo de controle sobre a rede, que se constituiu em experiência única de um ambiente sem fronteiras, em que pessoas de diferentes nacionalidades, culturais e religiões podem intercambiar informações e opiniões.

A internet tem permitido que se desfaçam antigo mecanismos de controle do conhecimento,pois o apredizado se torna acessível a todos os cidadãos do globo. Antigos conceitos sobre questões nacionais e internacionais têm sofrido alterações, já que a internet permite um fluxo não censurado de informação. Os problaas envolvendo agentes públicos, por exemplo, que podem ter sua divulgação limitada por causa dos vários níveis de interesse, seja econômico ou político, não conseguem ser submetidos a igual restrição na internet, em que qualquer pessoa pode postar sua opinião, informações a que teve acesso ou imagens obtidas.

Admitir a intervenção estatal no mundo tecnológico tem como previsível resultado o estabelecimento de censura ao livre fluxo de informações hoje existentes; não há dúvidas de que, entre a incerta proteção social decorrente da regulação e a certeza da censura que esse expediente representará, a única possibilidade é a do rechaço completo a qualquer forma de intervenção sobre o fluxo de comunicação pela internet.

Como nas fábulas, o lobo sempre se veste em pele de cordeiro para atrair e devorar sua vítima. Não se deve imaginar que o autoritarismo se faz anunciar; a história demonstra que ele sempre se apresenta como bem intencionada defesa e proteção da sociedade para, então, quando descoberto, já se encontrar com a sua presa entre os dentes. Intervir na internet a pretexto de proteger a coletividade é se tornar simpático e esconder o que se quer ao fim: a capacidade de censurar a circulação de informações indesejadas por quem controla o poder. Não por outra razão, o contole na internet só existe em países que convivem experiências atoritárias.

Texto de Edel El tasse, procurador federal e professor de direito penal, é coordenador no paraná da  Associação Brasileira dos professores de Ciências Penais.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

TRANSFORMANDO SUOR EM OURO

{DIOMAR FRANCISCO GAÚCHO}

[BERNARDINHO]

Obstinado, persistente, perfeccionista e motivador, Bernardinho se tornou o maior técnico de vôlei da história do Brasil-e um dos grandes treinadores do esporte coletivo em todo mundo. TRANSFORMANDO SUOR EM OURO é a história de Bernardinho contada por ele mesmo, desde os tempos de jogador até a consagração como técnico com o ouro olímpico.

Mais do que relatar uma epopéia esportiva emocionante, o livro apresenta faceta desconhecidas do treinador e revela o " segredo" que fez dele um dos palestrantes mais requisitados por grandes empresas em busca de um diferencial competitivo no mundo dos negócios.

FRUET EXAMINA FICHAS DOS INDICADOS AO SECRETARIADO

]{DIOMAR FRANCISCO GAÚCHO}

O prefeito eleito prometeu para o fim semana os primeiros nomes.

"Gustavo Fruet está demorando mais para definir seu secretariado do que a CBF demorou  a escolher o Felipão como tecnico da Seleção Brasileira".

A frase é do deputado federal André Vargas, Secretário nacional de comunicação do PT, ao observar o excesso de cautela do prefeito eleito de Curitiba.

Fruet está submetendo nomes cogitados para sua equipe a uma "diligência prévia". O pedetista está filtrando os nomes que vão compor p primeiro e segundo escalões submetendo-os a uma espécie de "ficha limpa". A ideia é verificar se essas pessoas não tem ficha criminal e condenações judiciais, antes do anúncio oficial.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

DE QUE, É O PETRÓLEO?

]{DIOMAR FRANCISCO GAÚCHO}

Nos anos 40, quando o escritor Monteiro Lobato lançou o manifesto "Petróleo é nosso", ainada durante a ditadura de Getúlio Vargas, ele brigava contra o monopólio das grandes petrolíferas norte- americanas que exploravam a riqueza no mundo inteiro. O Brasil ainda não havia descoberto o pré-sal, tinha poucas bacias de exploração e não tinha tecnologia para explorar o recurso, que mais tarde se tomaria no combustível mais precioso do mundo.

Passados 70 anos a perspectiva brasileira em relação ao petróleo mudou muito. O país tem a possibilidade de, em um futuro próximo, tomar-se em um dos maiores produtores mundiais de petróleo. Apesar de tudo isso, a questão permanece: de quem é o petróleo?

Depois que a Petrobras foi criada, a exploração da riqueza ficou para a estatal, que teoricamente deve distribuir seus lucros para o desenvolvimento do país. Mas criou-se a questão dos royalties, que seriam pagos para as localidades próximas à exploração. Mas a grande quantidade de petróleo é explorada na plataforma continental, portanto, fora da terra firme. E a questão tornou-se uma discussão sem fim. O fico, no entanto, sobre o desenvolvimento do país, parece ter ficado em segundo plano.

AVALISTA DO SILÊNCIO

{DORA KRAMER/ DIOMAR FRANCISCO GAÚCHO/GAZETA DO POVO}

Nessa altura pouco importa se o ex-presidente Lula sabia ou não sabia se a amiga Rosimary Noronha fazia e acontecia nos escaminhos da administração pública.

A versão de que se sente "apunhalado pelas costas", repetindo a fórmula de escape-"fui traido"- adotado no caso do mensalão, fala por si em matéria de descredito.

O importante é que se saiba como, quando, onde, por que, qual a extensão e a dimensão das ligações, sob a proteção de quem atuava a quadrilha da venda de pareceres descoberta pala Polícia Federal na Operação porto seguro.

Demissões, pentes-finos em contratos, extinção de cargos, tudo isso é bem e necessário. Mas é insuficiênte e ainda soa algo artificial quando se vê o governo preocupado com o estado de nervos da ex- chefe do escritório da presidência em São Paulo.

Ela perdeu o emprego, as sinecuras da família, tem a vida devassada, não recebeu das autoridades companheiras a atenção que considerava devida depois de mais de 20 anos de convivência e, por isso, seria um perigo ambulante.

Fala-se isso com naturalidade no PT como se fosse argumento aceitável para evitar que Rosemery vá ao Congresso explicar suas atividades.

Admite-se a convocação do ministro da Justiça, do advogado-geral da União, mas aquela que fazia a ponte de negócios em traca de pequenos favores(ao que se saiba) favores e esteve na comitiva presidencial em 17 viagens internacionais de Lula, não pode ir. Teme-se o "despreparo" e o destempero da moça".

O líder no governo no Senado, Eduardo Braga, não vê motivo para tal convocação e o líder do PT na Câmara, Jilmar Tatto, considera uma "aberração" se pensar em chamar o padrinho de Rosemery. É de se perguntar por quê. A condição de ex-presidente não faz  de ninguém intocável. O Congresso não é uma masmorra, é Casa de representação popular, foro ideal para esse tipo de questionamento.

Esquisito a preocupação do planalto em interditar testemunhas. Se a idea da presidente é mesmo apurar e punir, em tese seria a maior enteressada em acabar com essa história de blindagem e se postar de ouvidos bem abertos no aguardo de revelações úteis.

O incentivo ao silêncio de quasiquer pessoas que possam contribuir para o esclarecimento dos fatos subtrai confiabilidade dos propósitos saneadores do palácio do planalto.

Espanta a sem-cerimônia com o que se mobilizam as forças governistas no Parlamento em prol da bocas fechadas. Surpreende a indiferença com que os sinsis de algo anda errado. Por exemplo: segunda-feira o ex- ministro do Meio Ambiente Carlos Minc deu uma entrevista ao Jornal O Globo dizendo que na época da indicação de paulo Vieira (agora preso) para Agência Nacional de Águas, ouvira dos funcionários que ele "navegava em águas turvas, não era flor que se cheire".

Pois bem, na ocasião não se buscou saber as rasões de os servidores serem contra a nomeação e agora ninguém no governo teve a curiosidade de perguntar a Minc mais detalhes. Quando fica tudo por isso mesmo, não dá outra: a história se repete.

BATE REBATE

A presidente Dilma Rousseff pode até vetar parcialmente a nova lei de distribuição dos royalties do petróleo e o que se fala é que vetará a parte relativa aos contratos em vigor. Com isso, vai contrariar 25 governadores, milhares de prefeitos e a maioria do Congresso.

Gente que vota projetos, emendas provisórias, convites a ministros para dar explicações, convocações de gente envolvida em escândalos e criação de CPIS. Sem contar que embora seja raro acontecer, ainda têm o poder de derrubar o veto. Na Câmara já há mobilização para precionar o presidente do Senado para pôr o veto em exame aos primeiros acodes de 2013.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

FRUET DEVERÁ ANUNCIAR SECRETÁRIOS AOS POUCOS

{DIOMAR FRANCISCO GAÚCHO}

O prefeito eleito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), deverá começar anunciar os primeiros nomes que comporão sua equipe neste final de semana. O anuncio será feito a "cinta gotas", O secretariado completo só será conhecido por volta do dia 20 de dezembro. Segundos aliados do prefeito, ele está tranquilo porque não há pressão da parte dos partidos aliados e das lideranças que o apoiaram no segundo turno.  Fruet viajou ontem para São Paulo, onde gravou entrevista na TV Bandeirante.

CURITIBA ESPERAVA MAIS, COPA 2014

{DIOMAR FRANCISCO GAÚCHO}

A cúpula da Fifa e da organização da Copa do Mundo do Brasil estará hoje em Curitiba para vistoriar as obras da Arena da Baixada. O estádio, que antes do anúncio das sedes, era o que estava mais adiantada, que por ser uma construção moderna, não precisaria de muitas reformas para servir como uma sede digna de um Mundial. No entanto. O anúncio da divisão dos jogos parece ter tirado o intusiasmo dos curitibanos.

A cidade vai receber apenas jogos da primeira fase e ainda assim a garantia para que seja um cabeça-de-chave é de só um deles. Ou seja, dos quatros jogos, três deles podem ser entre seleções sem tradição no futebol. A perspectiva parece ter tirado a espectativa do público de Curitiba.

Além disso, a exclusão da cidade da Copa das Confederações acabou de vez com uma possível pressa para a conclusão das obras. De qualquer maneira a cidade está comprometida em participar da festa. A cidade vai receber jogos, terá espaço para fan fest e até possivelmente pode servir como concentração para alguma seleção. Curitiba é relativamente próxima a São Paulo, tem clima ameno e excelentes intalações, como o próprio CT do Caju.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

REDE PDT--- O PRÉ-SAL E A EDUCAÇÃO

{DIOMAR FRANCISCO GAÚCHO}

Desde 2006 o Brasil vive a grande expectativa sobre as riquezas do pré-sal. Os indícios de petróleo nas áreas maritimas do território pátrio foram confirmados pela petrobrás com grande festa no ano de 2008. Trata-se de uma imensa reserva de petróleo estimada em 80 bilhões de barris de petróleo e gás que eleva o Brasil à sexta posição de maior detentor de petróleo do mundo, atrás apenas da arábia saudita, Irá, Iraque Kuwait e emirados árabes.

Essa descoberta representa uma enorme oportunidade para o país, um passaporte para o desenvolvimento de nossa nação. Já somos hoje a sexta economia do mundo. Somos o maior exportador de carne, de frango, de boi, somos também o maior exportador e produtor de soja, o maior exportador e produtor de café, somos autossuficiênte em trigo, como também somos um dos mais bem sucedidos construtores de aviões do mundo através da Embraer, ainda fabricamos aço, minério, e tantas outras riquezas e mais riquezas.

Mas tudo isso, perde seu valor se continuarmos tendo uma das piores educação do planeta. Necessitamos com urgência libertarmos nosso povo. Sim, libertar para uma educação que forje nossa sociedade para sua plena indepedência e soberania. Temos que ter uma escola honesta de tempo integral, CIEP, para que as futuras gerações possam usufruir de nossa pátria e de nossa riquezas, isso não se trata apenas de uma discussão acadêmica, sociológica, filosófica. Precisamos garantir que o filho do trabalhador se sinta inserido em nossa sociedade e mais ainda necessitamos de libertar milhares e milhares de Brasileiros da miséria, da ingnorância, da inércia social. Investir em educação é libertar uma geração, um povo, uma pátria e construir os alicerceres de nossas riquezas futuras.

Temos hoje esta oportunidade de promovermos a grande revolução que o brasil anseia desde sua gênese enquanto povo soberano. Não podemos perder essa oportunidade de transformar as riquezas do pré-sal na riqueza de nossa libertação através da educação.

É imprescindível um plano nacional, de qualificação, começando por um plano de carreira aos professores pagando salários dignos de sua importância na sociedade que são hoje heróis abnegados de uma escola desonesta, falida em todos as suas concepções. Imprescindível também é transformar assim como os países desenvolvidos, as escolas. O Brasil não pode mais abdicar de educação de tempo integral, assim como faz a Alemanha, a França, o Japão,etc,etc. Não cabe aos nossos dirigentes tirar essa oportunidade singular de nossa sociedade. As riquezas do pré-sal têm que estar carimbadas para essa tarefa enorme de revolucionar nossa educação e que essa revolução seja, por meio do CIEP, de escola de tempo integral, de um povo liberto, soberano e dono de seu destino. Esse é o desafio do pré-sal e da sociedade Brasileira.

domingo, 25 de novembro de 2012

JOAQUIM BARBOSA

{DIOMAR FRANCISCO}

JOAQUIM BARBOSA

Deu para sentir no discurso de Joaquim Barbosa que a faxina vai começar e a Justiça realmente vai acontecer. Espero que realmente os ladrões de colarinho branco passem a ser julgados da mesma forma que os ladrões de galinha. Quero, de coração, voltar a acreditar que em nosso país a justiça existe e que ela é para todos, independentemente de cor, raça ou conta bancária. Tomara que os ideais de Joaquim Barbosa não sejam contaminados pelos velhos corruptos de guerra. Esse foi o desabafo de Monica Damaceno.

sábado, 24 de novembro de 2012

O SUCESSO É MAIS SIMPLES DO QUE VC PENSA

DIOMAR FRANCISCO

A VIDA SERIA REALMENTE SIMPLES SE METADE DO TEMPO QUE GASTAMOS PARA COMPRICÁ-LA FOSSE USADO PARA SIMPLIFICÁ-LA.

Albert Einstein disse uma vez: "Tudo deveria ser tão simples quanto possível, porém não mais simples que isso."De fato, a vida é muito mais fácil quando simplificamos as coisas. Os acontecimentos já exigem o maximo de nossa criatividade sem que tenhamos que gerar nossas próprias dificuldades. Pena que, diante da escolha entre um caminho sem obstáculos e outro repleto de complicações, a maioria escolhe a segunda opção. Em geral, as pessoas tornam suas vidas muito confusas e depois ficam se perguntando por que estão com tantos problamas. Por mais que soe absurdo, há quem chegue a inventar uma nova dificuldade se não houver nenhum disponível. Por que exatamente as pessoas tornam suas vidas difíceis é um mistério para filósofos e psiquiatras.

Eu apenas fico surpreso sempre que descubro quão longe se pode ir para descobrir tantos métodos para complicar questões pessoais e profissionais. Desperdiçamos tempo, dinheiro e energia correndo atrás de coisas que não nos dão retorno algum e nos aproximamos de quem não acrescenta absolutamente nada. Pode se dizer que grande parte dos homens é masoquista. Tanta desorganização e bagunça acaba levando as pessoas ao limite. Isso vale tanto para a vida finaceira e profissional quanto para as questões famíliares, os pensamentos e as emoções. Somos incapazes de realizar tudo o que gostaríamos por que somos dispersivos. Se usássemos metade do tempo que gastamos para complicar as coisas tentando simplificá-las, tudo iria melhorar.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

FRUET PARTICIPA DE ENCONTRO DE PREFEITOS

]{DIOMAR FRANCISCO}

EVENTO VAI REUNIR PETISTAS DE TODO O ESTADO EM CURITIBA.

O prefeito eleito de Curitiba, Gustavo Frut (PDT), participa hoje do seminário destinado a prefeito eleitos, promovido pelo deputado federal André Vargas (PT). O encontro vai debater os projetos do governo federal destinados aos municípios.

Fruet deverá fazer a abertura do evento, às 9 horas, no Hotel Bourbon, que terá como convidados representantes dos Ministérios da Saúde, da Educação, da Fundação Nacional de Saúde-Funasa, e da Caixa Economica Federal. Na mesa de abertura também estarão presente, além de Fruet e Vargas, o presidente do PT do paraná, deputado estadual  Enio Verri (PT).

IGUALDADE NA JUSTIÇA

{DIOMAR FRANCISCO}

Pela primeira vez na história brasileira a posse de um presidente do Supremo Tribunal Federal contou com uma cobertura tão ampla da inprensa. O Ministro Joaquim Barbosa, coincidentemente, tornou-se uma figura conhecida dos Brasileiros por ser o relator do Caso Mensalão,  um dos maiores  escândalos da história política brasileira.

Primeiro cidadão negro a assumir o mais alto posto do Poder judiciário Brasileiro, Barbosa falou da necessidade da igualdade na justiça do país.

Outra coincidência é que no momento, a Justiça está às  voltas com um caso que mobilizou a mídia nacional, que é o julgamento do ex-goleiro Bruno. Tanto no caso Bruno, quanto no Mensalão, houve uma grande mobilização popular para punição dos culpados. O que dá a impressão que a mídia ainda tem um poder considerável sobre as decisões judiciais.

Réus famosos tendem a ser condenados pela mobilização popular, enquanto na grande maioria dos casos, o grande número de recursos previstos pela legislação brasileira impede que aqueles que tem mais recursos para pagar bons defensores paguem penas pesadas.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

CONDUTORES DO CONHECIMENTO

]{FERNANDO MARTINS/DIOMAR FRANCISCO/GAZETA DO POVO}

O homem sempre buscou reunir e sistematizar a informação e o conhecimento para garantir que a experiência acumulada de uma geração fosse legada a seus descendentes. Nas comunidades primitivas, as histórias e muitos transmitidos pelos anciãos para os jovens cumpriam esse papel. Sociedades maiores exigiram algo mais. Escolas, universidades, bibliotecas e jornais são frutos dessa necessidade humana. Mas a revolução digital conectou o mundo, ampliou a complexidade das relações sociais e colocou as instituições tradicionais de transmissão do saber diante de uma crise que pede novas respostas.

Professores enfrentam diariamente o desafio de insinar algo que os alunos podem acessar num único clique. Jornais em papel estão desaparecendo mundo afora diante da profusão de informações existente na internet. blibliotecas buscam se reiventar para atrair frequentadores que agora preferem buscar conhecimento na web.

A biblioteca pública do paraná, por exemplo, acaba de anunciar uma referma para se tornar mais confortável aos usuários, Terá um café com poltronas, num novo espaço de conveniência e diálago. Tudo para atrair os eleitores que deixam paulatinamente de frequentar o espaço: em 2003 foram 448 mil empréstimos de livros; no ano passado, 283 mil-segundo dados da própria instituição.

Mas as instituições que sistematizam o conhecimento e a informação ainda são depositárias de conteúdo averiguado e de credibilidade. Embora tenham deixado de ser atraentes, ainda são importantes. Por isso a resposta que a biblioteca pública pretende dar para resolver seu dilema-criar uma érea de convívio, aliada a uma programação cultural- é uma aposta interessante. Busca -se criar um espaço de leitura e também de diálago, de discusão.

Diálago, por sinal, parece ser a apalavra-chave para que as instituições tradicionais de transmissão de conteúdo compreendam a nova realidade,  marcada por intensas interações on-line. O conhecimento cada vez mais terá de ser contruído coletivamente, pelo diálago. E não mais simplesmente repassado por aquele que custumava ser o "dententor" da informação. A este caberá ser menos "professor"-o que professa. E passar a ser mais "pedagogo"-aquele que, segundo o sentido original da palavra, conduz ao saber.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

REQUIÃO E TEMER DEBATEM CANDIDATURA PRÓPRIA

{DIOMAR FRANCISCO}

O Senador Roberto Requião foi ter uma conversa "franca e aberta", na tarde de ontem, com o vice-presidente da República e presidente nacional do PMDB, Michel Temer, para discutir a situação do partido no Paraná.

Na reunião, o paranaense defendeu a continuidade da aliança entre PT e PMDB para 2014. Era o que Temer queria ouvir, por outro lado, temer disse o que Requião também queria ouvir:" Requião você tem que ser candidato a governador do paraná" feliz da vida, o senador reafirmou ao presidente nacional do partido a disposição de concorrer novamente ao Palacio Iguaçu. Ele aproveitou a reunião para criticar os deputados estaduais que, segundo ele, defendem apoio a reeleição do Governador Beto Richa (PSDB). Temer garantiu que é mais fácil "galinha criar dentes" do que o PMDB ingressar no barco tucano nas eleições de 2014. Ou seja, ameaça com intervanção no diretório estadual se isso ocorrer.

LEI COM CARA DE ULTRAPASSADA

PREFEITURA DE CURITIBA

]{DIOMAR FRANCISCO}

APÓS VIAGEM DE FÉRIAS, FRUET RETOMA HOJE A ARTICULAÇÃO DA TRANSIÇÃO.

Depois de uma viagem a Fernando de Noronha para descansar da campanha eleitoral, o Prefeito eleito de Curitiba Gustavo Fruet (PDT) retorna hoje o processo de transição. Ainda nesta semana, Frut e o coordenador de sua equipe de transição, o economista da UFPR Fábio Scatolini ir a Brasília para uma nova rodada de reuniões.

O anúncio do secretáriado municipal, no entanto, deve permanecer em sigilo pelo menos até meados de dezembro, por enquanto, Fruet busca desfazer as especulações sobre nomes. "Não conversei com ninguém e não defini secretarias. Estou no Recife e chego amanhã [Hoje] aí em Curitiba. A especulação é inevitável, mas não vou alimentar isso. Minhas escolhas serão feitas com critério",disse o prefeito eleito.

Apesar de esconder o jogo, alguns nomes estariam praticamente certos na equipe de Fruet. A tendência, diz uma fonte próxima do novo prefeito, é que muitos cargos serão ocupados por técnicos. Os economistas da UFPR Gina Paladino e Scatolini são considerados peças importantes no futuro secretariado. assim como também economista Eleonora Fruet- irmã do prefeito eleito. Gerson Guelmann, que coordenou a campanha do pedetista, também deve fazer parte da administração municipal a partir de 2013-assim como o vereador Caíque Ferrante (PRP),que é cotado para assumir a Comunicação.

Ontem novos nomes foram cogitados nos bastidores. Fruet, no entanto, preferiu despistar. O médico Gerson Zafalon Martins, ligado ao tucano Euclides Scalco; o vereador celso torquato (PSD); e o advogado de carreira da prefeitura Joel Macedo Soares Pereira Neto estariam cotados para fazer parte do time de fruet.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

CURITIBA VAI SER MODELO DE IMPLANTAÇÃO DE CASAS POPULAR

{DIOMAR FRANCISCO}

A participação da Prefeitura e da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) na implantação do programa Minha Casa, Minha Vida em Curitiba, na chamada faixa de interesse social, que beneficia famílias com renda de até R$ 3.275, já possibilitou o atendimento de 2.615 famílias nos últimos três anos. Nos Próximos 18 meses, mais 6.197 famílias serão beneficiadas com as unudades que estão atualmente em obras. A parceria está formalizada em um termo de adesão firmado entre a Prefeitura e a União, com a participação da Cohab e da Caixa Econômica Federal, que prevê a execução de projetos de moradias popular com insentivos fiscais e construtivos do município.

PREFEITO GUSTAVO FRUET VOLTA À ATIVA

{DIOMAR FRANCISCO, GAÚCHO}

Gustavo Fruet desembarcou ontem de Fernando de Noronha. Passou quatro dias com a Mulher, Marcia, no arquipélago. "encontri muitos curitibanos", disse. Um deles era o intrutor de mergulho. Descansou bem porque o celular ficou fora do ar. Quando chegou aqui e abriu, havia centenas de mensagens. Agora ele começa a preparar o time para administrar Curitiba. Disse que anuncia o secretáriado em meados de desembro.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

MINISTRO AYRES BRITO DERROBOU LEI DE IMPRENSA

]{DIOMAR FRANCISCO}

BIOGRAFIA DO MINISTRO AYRES BRITO

Em entrevista ao jornal da Globo News, Carlos Ayres Brito afirmou que a decisão mais importante da sua trajetória no Supremo foi a derrubada da lei de Imprensa, em 2009.
O ex- ministro foi telator do processo, que determinou a incostitucionalidade da norma, editada em 1967, durante a ditadura  militar.

"Pela liberdade de Imprensa ocorre no país o que há de mais importante, mais essencial, quem quer que seja pode dizer o que quer que seja, responde pelos excessos que cometer, mas não pode ser podado por antecipação. Ou seja, não é pelo medo do uso, pelo medo do abuso, não é pelo temor, pelo receio do abuso que se vai proibir um uso.A liberdade de expressão está na linha de largada da democracia, e a democracia, que é o princípio dos princípios da constituição de 1988, é a menina dos olhos da Constituição" declarou Ayres Brito na Globo News.

MINISTRO POETA DEIXA O SUPREMO

"Retornava eu de um almoço domingueiro, aqui em Brasília, na companhia da minha mulher e de um dos meus filhos, quando encontri ao lado do nosso automóvel um homem que aparentava de 30 a 35 anos de idade. Apresentou-se como guadador de carros, mas eu já o conhecia, meio à distância, como morador de rua. Já o vi mais de uma vez, com uma rede estendida sob as árvores, a embalar o abandono dele. E assim me dirigiu a palavra: "ministro Ayres Brito, como o senhor vê, estou aqui tomando conta do seu veículo para que ninguém danifique o patrimõnio da sua família". Eu agradeci áquele homem que me conhecia até pelo nome e procurei nos bolsos alguns trocados para recompensá-lo. Em vão. Nenhum dos três membros da família Brito portava dinheiro, nem graúdo nem miúdo. Disse então ao meu educado interlocutor: "como o senhor percebe, desta feita vou ficar ilhe devendo". Ele me fitou diretamente,profunamente, nos olhos e, altivo, respondeu: 'Ministro, o senhor não me deve nada. O senhor não me deve nada, ministro;basta cumprir a Constituição".

HISTÓRIA CONTADA PELO MINISTRO AYRES BRITO QUANDO ASSUMIU A PRESIDÊNCIA DO STF EM 19 DE ABRIL DESTE ANO.

sábado, 17 de novembro de 2012

RENÉ DOTTI E A CRISE NO PSDB

[{CELSO NASCIMENTO/ DIOMAR FRANCISCO/ GAZETA DO POVO}

O professor René Dotti, jurista paranaense de prestígio nacional, não é filiado a nenhum partido- o que não significa que se mantenha distante ou desinteressado pelo que demais relevante acontece no cenário político tanto nacional quanto local. Trata-se, sobretudo, de um democrata que moldou suas convicções, na condição de advogado, principalmente como defensor de seus perseguidos pelo regime militar. Tais convicsões se estendem à sua visão quanto à importância para a democracia das organizações partidárias e de seus papel para garantir a solidez das instituições republicanas. Por isso, acompanha com preocupação o processo de "desestruturação degenerativa do ideal social democrata" do PSDB-única legenda hoje que, acredita, teria condições de fazer o contraponto à tentativa do PT de se tornar hegemônico no país, à custa, muitas vezes, da cooptação fisiológica de outras agremiações.

Dotti concorda com o economista e ex-deputado federal Hélio Duque, que vem defendendo a refundação do PSDB com o sentido de devolver-lhe "o ideário traçado pela carta constitutiva" e de permitir-lhe vencer "a subalternidade, os interesses personalistas e arranjo políticos indecentes" em que o está mergulhado.

Cidadão honorário do paraná e ex-secretário estadual da Cultura, o professor René Dotti sente-se com legitimidade para opinar a respeito das recentes manifestações que  envolveram o Senador Alvaro Dias e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni,ambos do PSDB. O  debate travado entre eles pela imprensa exemplifica as dissenções internas, mas, acentua o jurista, "desde logo, sinto-me no dever de contestar a afirmação do presidente da Assembleia, segundo a qual faz dez anos que ele (Alvaro) não faz outra coisa a não ser atrapalhar o PSDB".Dotti defende: "Ao contrário da acusação, ninguém mais que o senador Alvaro Dias tem sido a voz lúcida, eloquente, corajosa e permanente na Câmara alta como líder da oposição e na vgorasa representação partidária". Para ele, as declarações de Rossoni foram motivadas" pelos interesses subjacentes às eleições de 2014"e não explicam as rasões pelas quais Alvaro Dias foi alijado da vida partidária no Paraná.

O professor René Dotti cocluiu com uma citação do cientista político Vamireh Chacon:
"Os partidos são meros grupos de interesse, fazendo petições em causa própria ao governo; pelo contrário, para ganharem suficiente apoio, os partidos precisam antecipar alguma concepção do bem comum". Não é esta preocupação que Dotti percebe existir na crise do PSDB.

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

ONG NA MIRA DA JUSTIÇA

{DIOMAR FRANCISCO}

A Associação Cultural de Negritude e Ação Social de Curitiba e seu presidente, Jaime Tadeu da Silva, deverão devolver R$ 211.386,12, em valores a serem corrigidos, ao Tesouro do Estado. A determinação é da Segunda Câmara de julgamento do Tribunal de Contas que, em votação unânimi, acompanhou o voto do relator, conselheiro Nestor Baptista, pela irregularidade da prestação de contas do convênio apresentada pela entidade. O convênio, celebrado junto à Fundação Araucária, tinha como objetivo o financiamento de projeto para inclusão de jovens afrodescendentes no ensino superior. De acordo com o voto do relator, mesmo sendo concedido prazo adicional para juntada de documentos comprobatórios da execução do convênio, bem como apresentação dos extratos bancários e atestado de cumprimentos dos objetivos, tais documentos não foram apresentados pelo presidente da entidade, Jaime Tadeu da Silva.

NOTÍCIAS CURTAS

]{DIOMAR FRANCISCO}

Na Assembleia Legislativa, comenta-se nos bastodores que assessores de gabinetes parlamentares estariam sendo transferidos para cargos comissionados lotados na administração da casa. O objetivo seria abrir espaço para que comissionados da prefeitura de curitiba sejam alojados no Lejislativo, já que eles terão que deixar seus cargos na administração municipal a partir de janeiro, quando toma posse o prefeito eleito Gustavo Fruet (PDT).

REMANEJAMENTO

Na reunião do secretariado na última quarta-feira, o governador Beto Richa (PSDB) admitiu que pode abrigar o prefeito Luciano Ducci (PCB) em uma Secretaria de Estado, a partir de janeiro, quando termina o mandato de seu aliado. Beto Richa não disse qual pasta Ducci assumiria, mas fontes do governo afirmam que seria a da saúde. O atual Secretário, Michele Caputo, seria transferido para a diretoria geral da mesma.

COBRANÇA

O Tucano deixou claro que vai cobrar resultados- e rápidos- de sua equipe nos próximos meses. Richa afirmou que não há mais tempo a perder, principalmente diante da necessidade de reforçar seu projeto político de reeleição para 2014.

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

OMS APOSTA EM AUMENTO DOS PREÇOS DO TABACO

]{DIOMAR FRANCISCO}

AUMENTANDO OS PREÇOS DOS TABACOS PARA REDUZIR O CONSUMO, É UMA BOA SOLUÇÃO!

A reunião bienal do organismo antitabaco da Organização Mundial da saúde (OMS) estuda diretrizes para aumentar os preços do tabaco e reduzir seu consumo.

O presidente da conferência das partes do Convênio Marco para o controle do tabaco (CMCT), o uruguaio Ricardo Varela, definiu ontem como "muito importantes" os efeitos favoráveis de uma eventual altas dos preços do tabaco.

"Quando os impostos sobre o cigarro aumentam, as pessoas têm mais dificuldade de acesso a ele", explicou Varela. "O grande desafio é que o jovem não comece a fumar, já que a maioria das pessoas se inicia no habito de fumar entre 14 e 20 anos.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

NÃO ENTRA MOSCA NA BOCA DE LULA

]{ DORA KRAMER/ DIOMAR FRANCISCO

GAZETA DO POVO}

Geralmente o ex-presidente Lula posiciona-se melhor calado. Não por acaso preferiu o silêncio em momento realmente cruciais quando no exercício do poder de fato e de direito.

Não comentou de imediato nenhum dos escândalos ocorridos em seu governo, bem como se manteve silente durante longo tempo por ocasão do caos aério iniciado em 2006.

Lula é loquaz, mas se contém quando interessa e os companheiros compreendem mesmo ao custo de sapos indigestos.

sob a perspectiva estratégica é que deve ser entendida a discrição do ex-presidente diant da restrição da liberdade imposta  pelo supremo Tribunal Federal a José Dirceu, José Genuino e Delúbio Soares.

Quando os adversários cobram dele "firmesa de caráter" na prestação de soledariedade aos condenados fazem apenas jogo de sena. Seriam os primeiros a critica-lo se resolvesse oferecer de público o ombro amigo.

Diriam que afronta a justiça, que desrespeita as instituições, que se associa a malfeitorias e assim por diante.

É verdade que na Presidência Lula por diversas vezes fez declarações memoráveis em prol de gente envolvida em escândalos, assim como defendeu abrandamento de instrumentos de fiscalização ao setor público e ingnorou a Constituição.

Ocorre, contudo, que a hora não é propícia ao falatório. Não mudará as sentenças, não alterará a diversa circustância e ainda pode prejudicar a virada da página de que o PT tanto necessita para seguir adiante com a vida.

Se Lula e Dilma são populares o Supremo Tribunal Federal e seu futuro presidente Joaquim Barbosa também passaram aser. Aforas as regulares manifestações de desagrado, não seria oportuno ao PT dedicar-se ao mau combate investindo com agressividade contra a Corte.

O esforço do partido nesse momento é o de dissociar-se das sentenças, mostrar ao público que a condenação dos petistas não pode ser estendida ao PT.

Daí Lula recorrer mais uma vez à sua desassombrada incoerência para responder "não vi" à indagação sobre a sessão em que se deu a definição das penas.

Não viu tanto quanto nada ouviria sobre o julgamento- "tenho mais o que fazer", disse no dia 3 de agosto- a respeito do qual trataria em reuniões de avaliação sobre a perspectiva de condenações e possibilidades de penas mais brandas e, ao menos uma vez, levaria ao palanque da eleição municipal.

Pouco antes do primeiro turno, em 27 de setembro, disse que o processo do mensalão não é vergonha" porque "no nosso governo as pessoas são julgadas e tudo é apurado". Esta foi uma das duas vezes em que se manifestou públicamente sobre o assunto.

A segunda ocorreu em entrevista ao jornal argentino La Nación publicada em 18 de outubro, para considerar-se  devidamente "julgado pelas urnas'. Pouco antes, em 10 de outubro, classificara de "hipocresia "a condenação do núcleo político em conversas com correligionários.

Referências sempre oblíquas de modo a não se comprometer nem corroborar a promessa que fizera ao deixar a presidência de dedicar cada um dos seus dias a provar que o mensalão não existiu.

Há outras formas de Lula ser solidário sem fazer barulho. Mal comparando, é como disse  Delúbio Soares no auge do prestígio para derrubar proposta de o PT abrir as contas de campanha na internet: "Transparência assim é burrice". No caso presente, a estridência também.

VENCIDO
José Dirceu anincia que não se calará diante da "injusta setença" a ele imposta. O inconformismo, no entanto, não basta.

Quando deixou a Casa Civil em junho de 2006, anunciou que reassumiria o mandato de deputado para comandar a defesa e o ataque do governo no Congresso Nacional.

Não conseguiu concluir o discurso de posse, bombardeado por partes de seus pares que seis meses depois lhe cassaram o mandato.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

PRESIDENTA DILMA AUTORIZA FRUET A REVER PROJETO DO METRÔ

]{DIOMAR FRANCISCO}

O PLANALTO AUTORIZA FRUET A REVER O PROJETO DO METRÔ ATÉ O FIM DE 2014.

Metrô curitibano 1)

É bom rever o projeto e o orçamento do metrô de Curitiba.
O projeto aprovado inclui uma parte subterrânia extensa e eu, que moro em curitiba há 35 anos, vi realizarem obras no anel central com extrema dificuldade devido ao terreno pantanoso. Imaginem fazer uma obra deste porte.

AUMENTO DOS CONBUSTÍVEIS

Imoral é o minimo que podemos dizer sobre essa atitude desrespeitosa com o consumidor, que, mais uma vez, foi vitima de uma manobra casuística. Trata-se de um aumento abusivo, chegando a 30%, e que deveria ser investigado profundamente pelos orgãos competentes. Precisamos combater essa praga de cartel em Curitiba.

ORGULHO DA PÁTRIA

"É preciso ter orgulho da nossa pátria, mas como ter orgulho se os valores e condutas dos principais líderes nos envergonham, são os piores exemplos, tão poucos se lichando para a ordem e progresso que tá escrito na bandeira Brasileira.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

NOTAS POLÍTICAS CURTAS

]{DIOMAR FRANCISCO}

EM OUTRA PASTA

Algumas especulações dão conta que Eleonora Fruet. irmã de Gustavo. não será a secretária de Educação, como se imaginava pela grande experiência que tem nessa área. Vai cuidar das finanças, que é coisa que um governante só entrga a pessoa de absoluta confiança. A Educação pode ficar com o PT.

HOMENAGEM

Gustavo Fruet foi um dos homenagiados da edição 2012 do prêmio Congresso em foco, no Unique Palace em Brasília. O Pedetista foi lembrado pela vitória na eleição Curitibana e por ter sido um dos parlamentares que mais recebeu o Prêmio ao longo de seus três mandatos de deputado federal. Nos 12 anos de Brasília, Fruet foi escolhido por cinco vezes por jornalistas que cobrem a Câmara Federal para receber a premiação em variadas categorias.

ALVARO DIAS E O PMDB

Em "guerra" com o PSDB do paraná, o senador Alvaro Dias pode migrar para o PMDB antes das eleições de 2014, quando acaba seu mandato. Na última quarta-feira, ele esteve reunido com o deputado federal João Arruda (PMDB-PR), que afirmou que as portas do partido estavam abertas para ele. O Senador disse que pretende ficar no ninho tucano.

domingo, 11 de novembro de 2012

BETO RICHA NO PARQUE BARIGUI

]{DIOMAR FRANCISCO}

Surpreendentemente hoje pela manhã no Parque Barigui, fui comprimentado pelo Governador Beto Richa, quando estou iniciando minha caminhada dominical, derrepente me deparei com um cara tipo comum  com roupas de ginastica chorte colado  no corpo, no meio das pessoas que costumam fazer suas caminhadas tradicional todos os domingos. O que me surpreendeu foi ele estar no parque barigui em pleno domingo, por volta das 11 hora da manhã, bem no horario nobre, nem quando ele foi prefeito de Curitiba frequentava o parque. Nada contra, mas uma perguntinha que não quer calar, porque será que ele agora esta buscando popularidade??

A HERANÇA MALDIDA DE DUCCI

]{CELSO NASCIMENTO/ DIOMAR FRANCISCO/GAZETA DO POVO!}

Na primeira conversa entre o prefeito eleito de Curitiba, Gustavo Fruet, com presidente do Tribunal de Contas, Fernando Guimarães, foram levantados possíveis questionamentos quanto a quatro projetos deixados pelo prefeito Luciano Ducci: a construção do veaduto estaiado, ao custo de R$ 98 milhões; a implantação de dois estacionamentos subterrâneos (na rodoferroviária e na Praça Rui Barbosa); radares; e licitação e implantação de indústria de processamento de lixo da região metropolitana. Sobre uns, diz-se que os preços são exagerados e podem ser renegociados; sobre outros, que problamas nas licitações precisam ser corrigidos. Esta coluna, na edição da última quinta-feira, seu detalhes sobre os questionamentos que posam sobre cada um desses assuntos e que foram debatidos com Fruet no gabinete de Guimarães. A prefeitura contestou as informações públicadas e, em longa nota, explicou:

Os custos do veaduto estaiado estão em conformidade com parâmetros oficiais e foram analisados pelos organismos financiadores (Caixa econômica e PAC da Copa).
 >> As pendências judiciais que pesavam sobre a licitação dos radares estão superadas desde maio e a licitação entra agora em sua fase final.

>> Sobre os estacionamentos subterrâneos, a prefeitura afirma que as projeções da rentabilidade que será auferida pelos concessionários foram calculada pela Fipe (fundação instituto de pesquisas econômicas). E que desconhece a instauração de procedimento do Tribunal de Contas que envolva o assunto.

>> A respeito do Sipar ( Sistema integrado de Processamento de resíduos), a nota confirma que a licitação não foi ainda concluída em razão de um recurso impetrado contra a decisão do Tribunal de Contas que a suspendeu. Tal recurso ainda não foi julgado.

A nota de esclarecimento da prefeitura- um texto de quatro laudas- não chega a mencionar a expressão, mas, numa tradução livre e resumida, pretende passar a ideia de que Luciano Ducci não deixará para Gustavo Fruet nenhuma "herança maldita".

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

NOTÍCIAS CURTAS

[{DIOMAR FRANCISCO}

REUNIÃO COM VEREADORES

Gustavo Fruet almoçou no Restaurante Chaminé, em Curitiba, com os vereadores Cristiano Santos, Pedro Paulo, Celso Torquatro, Gustavo Fruet, Tito Zeglin, Professora Joset, Jonni Stica, Paulo Salamuni, Jorge Bernardi e Aladim Luciano. no encontro foram debatidas a eleição do novo presidente da Câmara Municipal e a composição do novo secretáriado.

ANDRÉ VARGAS COM OSMAR

O Deputado Federal André Vargas secretário nacional de Comunicação do PT tomou café da manhã com o ex-senador Osmar Dias (PDT). Os dois discutiram uma eventual filiação do senador tucano Álvaro Dias, irmão de Osmar, no PDT. Outro tema do encontro foi o quebra-cabeça da disputa pelo governo do estado em 2014.

DILMA GARANTE PARCERIA A FRUET

{[DIOMAR FRANCISCO}

PREFEITO ELEITO DE CURITIBA FOI RECEBIDO NO PALÁCIO DO PLANALTO.

O prefeito eleito de Curitiba, Gustavo Fruet, foi recebido pela a Presidenta Dilma Rousseff em seu gabinete, ontem em Brasília. A companhado da ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann e da vice- prefeita Mirian Gonçalves, Gustavo Fruet permaneceu por cerca de 30 minutos com a Presidenta e recebeu os parabéns pela vitória em Curitiba.

Dilma Rousseff disse ainda que será grande parceira do futuro governo de Fruet, ajudando na aprovação de projetos que possam trazer desenvolvimento social a capital paranaense.
"A presidenta foi muito receptiva. Pediu para apresentarmos nossos projetos, que serão analizados pelos técnicos dos Ministérios, apontando sugestões. Nossa gestão será de grande sintonia com o governo da presidenta Dilma", comenta Fruet.

Antes da visita a Dilma Rousseff, Fruet esteve reunido na Casa Civil com Gleisi Hoffmann, que reafirmou a disponibilidade do Governo Federal em ajudar a viabilizar projetos, em especial, para melhoria da saúde pública, segurança e habitação.

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

NOTAS POLÍTICAS

[{DIOMAR FRANCISCO}

ENCONTRO COM DILMA

O Prefeito eleito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), vai até Brasília Hoje. Na pauta, um encontro com equipe técnica do Mininistério do Planejamento e uma visita a Ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann (PT). Não está descartada uma reunião entre Fruet e o Senador Alvaro Dias, ainda Líder do PSDB, que cojita tracar o ninho Tucano pelo PDT.

FRUET FOI AO TCE PEDIR INFORMAÇÕES SOBRE PROJETOS

{[DIOMAR FRANCISCO}

Presidente do tribunal garante que documentação será repassada.

O Prefeito eleito de Curitiba, Gustavo Fruet, pediu ontem ao presidente do Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR), conselheiro Fernando Guimarães, informações sobre vários temas relacionados à administração da capital paranaense.

Na primeira visita a um orgão público após haver iniciado o processo de transição com o atual prefeito, Luciano Ducci, na última segunda-feira Fruet disse que "as informações serão fundamentais nas decisões que poderemos tomar no início da gestão".

O prefeito eleito receberá de Guimarães relatórios detalhados sobre temas como as obras da Linha Verde e do PAC da Copa do Mundo de 2014, constrção do viaduto estaiado, projetos do Metrô, Licitação dos serviços de coleta e tratamento do lixo, contrato dos radares com a empresa Conselux, obras das avenidas Cândido de Abreu e Fredolin Wolff, dentre ouros assuntos.

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

PREFEITO FRUET, AGENDA CHEIA

[{DIOMAR FRANCISCO}

O pedetista estará hoje no TC, amanhã segue para Brasília e depois, férias.

Após reunião com o prefeito Luciano Ducci (PSB), o prefeito eleito Gustavo Fruet (PDT) segue sua maratona pós-eleitoral. Hoje Fruet visita o Tribunal de Contas (TC), onde se encontra com o presidente da corte, Fernando Guimarães. Entre outras coisas, o pedetista irá discutir o repasse de títulos de potencil construtivo ao Clube Atlético Paranaense para a reforma da arena da baixada. Amanhã, Fruet em barca para Brasília, onde se reunirá com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior (PT), e da Casa Civil, Gleisi Hoffmann (PT). O Tema principal será o metrô. Fruet ainda aguarda o retorno do governador Beto Richa (PSDB), que está em viagem oficial, para discutir o subsídio do transporte coletivo da cidade. Depois de cumprir essa agenda, Fruet irá descansar. O novo Prefeito de Curitiba deve viajar com sua mulher, Marcia Oleskovski. O destino não foi divulgado.

ALVARO DIAS DE MUDANÇA.

{DIOMAR FRANCISCO}

O Senador Alvaro Dias, Líder do PSDB no Senado, não repete no Paraná o mesmo sucesso que faz em Brasília.
Pelo menos no ninho tucano. Os tucanos paranaenses  já avisaram que não darão a legenda para ele tentar a reeleição em 2014. O PDT de Gustavo Fruet, pode ser a alternativa para que o senador entre na disputa.

RAINHA DE TUCANO

{CAROLINE OLINDA/ DIOMAR FRANCISCO, GAZETA DO POVO!}

A briga no ninho tucano par anaense continuaou ontem, desta vez por meio do Twitter. Pela manhã, o senador Alvaro Dias reforçou as críticas ao PSDB no paraná ditas na segunda feira.
"Fiquei quase dois anos em silêncio esperando por mudança de postura. Quem governa o paraná não mudou. Não posso mais ficar calado," À tarde, o presidente da Assembleia Legislativa, Valdir Rossoni, rebateu: "Como já dizia o sábio Ulysses Guimarães: Alvaro Dias não pode ver uma passarela que quer desfilar". Desde a eleição de 2010, Alvaro e o PSDB paranaense vivem em conflito. A origem das brigas foi a escolha de Beto Richa para ser o candidato do partido para o governo do estado. Na época da definição, Alvaro demostrou que deseja concorrer a eleição estadual.

Ele insistia que fossem realizadas pesquisas para que, com base nos resultados, fosse definido o candidato do partido. Como o grupo e Richa sai vencedor, ele acabou perdendo espaço dentro do PSDB paranaense e agora corre o risco de ficar sem legenda para concorrer à reeleição ao Senado, em 2014. Isso porque Rossoni já externou a intenção de ser o candodato do partido.

Requião, Circo pega fogo.

Onipresente nas redes sociais, o senador Roberto Reqião (PMDB) aproveitou para tirar uma casquinha da briga pública de Alvaro Dias e Valdir Rossoni. "Alvaro Dias e Beto Richa estão se matando depois que o PSDB foi surrado no paraná. Que percam os dois", retweetando"-repetindo o ator da mensagem Paulo Cesar pareio.

terça-feira, 6 de novembro de 2012

DEPUTADO CLEITON KIELSEN, ORGANIZA INICIATIVA POPULAR CONTRA OS PEDÁGIOS

{DIOMAR FRANCISCO}
O Deputado estadual Cleiton Kielsen (PEN) disse ontem que a Lei de iniciativa popular é a solução para, tentar, resolver o problama da população paranaense em relação aos pedágios. O parlamentar lamenta que , mesmo conseguindo 24 assinaturas, não tenha conseguido instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o pedágio na assembleia Legislativa.

Ele denuncia o Líder do governo na Casa, Ademar traiano (PSDB), como um dos responsáveis pelo fracasso da comissão.
"Já que a Assembleia, através da mesa executiva e a liderança do governo, não querem investigar as concessionárias, para mostrar claramente o crime que esta acontecendo no paraná, eu convoco a todos os prefeitos, vereadores e líderes das associações e federações para que juntos venhamos a fazer a primeira lei de inciativa popular no paraná" diz ele.

Opinião: Eu não tenho dúvidas de que você vai ter o apoio total da população paranaense, para abrir a caixa preta desse maldito pedágio, desses contratos super faturados das concessiuonárias  dos pedágios no paraná. Todos paranaense já sebem que é o pedágio mais caro do mundo, e que é prejudicial a economia do paraná, que afeta a todos os paranaenses. Isso é um cancer maldito que está enpregnado nesses contratos que dizem que não pode ser alterados, por questões inesplicaveis até hoje, com certeza tem muitos políticos se beneficiando desses pedágios, por que eles barram, eles acabam engavetanto as CPIS que já foram feita até hoje. É preciso que alguns Deputados que não tenha o rabo preso com as concessionárias para definetivamente por fim a esses malditos contratos SUPER FATURADOS.

ETERNO METRÔ DE CURITIBA

[{DIOMAR FRANCISCO}

A construção de um metrô em Curitiba é tema de campanha eleitoral para prefeito desde o ano 2000, quando Cassio Taniguchi e Angelo Vanhoni disputaram o segundo turno. De lá para cá, muitos projetos foram apresentados, muito dinheiro foi gasto com estudos e pouca coisa foi realizada de concreto, e o mais importante, os usuários do transporte coletivo seguem sem acesso ao modal.

Os metrôs são caros e de difícil execução. As obras para a construção deste tipo de transporte causão grandes transtornos para a visinhança e por um tempo prolongado. No Brasil, o sistema funciona efetivamente apenas em São Paulo e ainda assim, são necessários outros tipos de transportes coletivo para dar apoio.

Com parte do dinheiro liberado pelo governo federal, o metrô de Curitiba está perto de sair do papel. No entanto, o Prefeito eleito não parece disposto a arcar com o ônus de uma obra que pode marcar a sua administração negativamente. O metrô é uma espécie de tudo ou nada. Se der certo, o prefeito entra para a história, se der errado, enterra sua carreira política.

domingo, 4 de novembro de 2012

PRESENTE HISTÓRICO

{BELMIRO VALVERDE JOBIM CASTOR, DIOMAR FRANCISCO, GAZETA DO POVO!}

O próximo dia 19 de dezembro tem um significado especial:
no mesmo dia em que estaremos comemorando o 159.º aniversário da instalação da Província dp Paraná, celebramos também o centenário da nossa querida Universidade Federal.
O governador Beto Richa e o Reitor Zaki Akel têm a oportunidade de oferecer a ela um presente histórico, especialissimo, duradouro, incomparável: basta que ponham fim à interminável discussão que se arrasta nos meandros do governo estadual e da universidade sobre a criação do Museu Geológico e Paleontológo do parque de Vila Velha, conhecido pelo professor João José Bigarella.

Bigarella é um geológo e paleontólogo conhecido e respeitado em todo o mundo, e talvez seja o único professor da nossa UFPR a ter lecionado e trabalhado em quatro continentes. Com quase 90 anos, ainda demonstra enorme energia e fez da criação de um museu no parque de Vila Velha uma verdadeira obsessão. Depois de visitar e conhecer mais de 400 museus no mundo todo, idealizou-o como um instrumento de aprendizagem a respeito da evolução na natureza e do ser humano ao longo de milhões de anos. Com os parcos auxílios que a fundação que leva seu nome recebeu, providenciou a elaboração de todos os projetos museológicos e executivos. Agora, humildamente, vê o futuro museu percorrer a Via Dolorosa das discussões intermináveis, engolfado em dificuldades insuspeitadas e incompreensíveis.

Em primeiro lugar, a fundação Bigarella, que foi autorizada a captar quase R$ 4 milhões pela Lei Rouanet para investir nele sem qualquer retorno que não seja a simples criação desse espaço público, não pode fazê-lo poque não tem qualquer documento que legitime sua participação em um projeto dentro de uma área pública e, mais ainda, em uma área de conservação permanente. Um prédio construído pelo governo estadual para abrigar o museu está pronto, mas tecnicos do estado divergem a respeito da adequação do prédio para esse fim e alguns cogitam até demoli-lo por causa de defeitos de construção, embora estes estejam longe de ser insanáveis.

Aí vem o problama da gestão do futuro espaço. Quem melhor que uma universidade pública de peso para gerir o novo museu, um instrumento versátil de aprendizagem coletiva e de expansão de nosso conhecimento histórico? pois é: a UFPR foi consultada, mas também se enreda em dificuldades internas não bem explicadas e, assim, o assunto não progride.

Independentemente de todas as eventuais dificuldades buracráticas, a criação do Museu Geológico e Palenteológico de Vila Velha é uma contribuição gigantesca para reafirmar a importância acadêmica e social da universidade no ano de seu centenário. E a participação do governo do estado em sua concretizaão será um presente historico da sociedade paranaense à sua universidade.

Projetos duradouros são cada vez mais raros e o museu é um deles. E, se o governador eo reitor resolverem colocar o peso de suas canetas para transformá-los em realidade, poderemos comemorar condignamente o 19 de dezembro. só depende deles, de mais ninguém.

ALVARO DIAS, DIZ PARANÁ VIROU TERRA DE NINGUÉM

{[CELSO NASCIMENTO, DIOMAR FRANCISCO, GAZETA DO POVO}

O PSDB, partido do governador do estado, passou a sofrer de grave problama de raquitismo. Não disputou eleições nas maiores cidades e a ele restaram as prefeituras de apenas 76 pequenos municípios do estado. O OMDB, outro partido que já teve grande espressão no paraná, também encolheu significativamente. Já o PT legenda do governo federal, só obteve êxito ralativo ao pendurar em Gustavo Fruet (PDT) a candidatura da vice. No mais, ficou fora também  dos maiores colégios eleitorais paranaenses. Outros partidos tiveram êxitos importantes, mas foram casos isolados, o que não lhes retira a codição de serem pouco exprecivos.

A análise é do senador Alvaro Dias, lider do PSDB no Senado Federal e membro da executiva nacional da sigla. "Do ponto de vista partidário, o paraná virou terra de ninguém.
Aqui, o governador não consegue liderar o processo político, e o PT, apesar da força federal, continua sendo eleitoralmente muito fraco", afirmou Alvaro.

O Senador observa que o PT saiu derrotado nos maiores colégios eleitorais em que disputou diretamente as prefeituras neste ano, como ocorreu em ponta  Grossa, Maringá e Londrina- "municípios que já tiveram prefeitos petistas", ressalta. Em Cascavel, chegou também ao segundo turno, mas terminou igualmente derrotado. Para Alvaro, afora a conquista de municípios pequenos, o partido dos trabalhadores só obtive relativo sucesso em Curitiba, onde emplacou a posição de vice de Gustavo Fruet.

Entretanto, nem mesmo esse fato deve ser contabilizado na conta dos êxitos petistaa, pois, segundo o senador, "o PT mais atrapalhou o Gustavo do que ajudou". Em rasão da rejeição dos eleitores ao PT, com o qual teve de se aliar, Gustavo esteve à baira da derrota já no primeiro turno", diz Alvaro.

Para o senador, a vitória final de Fruet se deve exclusivamente a dois fatores: "primeiro, ao erro político de Beto Richa, que o alijou do PSDB para lançar em seu lugar um candidato fraco, de outro partido. E, segundo, graças aos méritos pessoais do próprio GUSTAVO FRUET, que somam qualidades como experiência, competência e seriedade". O eleitor curitibano, raciocina Alvaro, percebeu que ele era o melhor candidato e votou nele "apesar do PT".

Na sua opinião, a eleição de Gustavo simboliza bem o fato de o eleitor se ligar muito mais à pessoa do candidato do que aos partidos. Mas lembra que há outro caso emblemático: "Londrina a segunda cidade mais importante do paraná, elegeu Alexandre Kireeff, do PSDB, partido novo e pequeno, que lançou apenas oito candidatos a vereador e não elegeu nenhum. Este é um fato revelador da falência dos partidos".

Alvaro observa que não há mais no paraná, como ocorre em outros estados, situações de polarização entre as maiores forças políticas. Ele explica: "O PMDB está enfraquecido, sem indentidade e mais fisiológico do que nunca; o PSDB está neste processo de derretimento provocado pelo governador; e o PT sofre com a rejeição a seus mensaleiros. O resto são alianças oportunistas e fisiológicas, incapazes de conquistar o respeito popular".

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

METRÔ CURITIBANO, 1-2-3-4, OPINIÕES

[DIOMAR FRANCISCO, GAÚCHO PARANAENSE!] 

Metrô Curitibano-1

Discutir melhor o projeto do metrô, como quer Gustavo Fruet (Gazeta, 30/10), na realidade, significa postergar uma obra que iria propiciar uma alternartiva fantástica de transporte e desafogo do tráfego leve. Não é mais possível uma metrópoli como Curitiba ficar refém de um sistema de transporte público que, mesmo tendo sido revolucionário, exauriu-se e ficou obsoleto. Mudar agora o modelo é retroceder e impingir à população pelo menos mais uma década de espera de transtorno.

Metrô Curitibano-2

Sem dúvida um projeto dessa envergadura deve ser amplamente discutido com toda a sociedade curitibana, fato que não ocorreu anteriormente. A verba obtida com o governo federal com certeza não será perdida se tivermos projeto mais viável e econômico, atendendo aos princípios das obras e contratações públicas.

Metrô Curitibano-3

Metrô é uma obra para a vida toda e também há  a manutenção, que será constante e permanente. Não vejo por que discutir o traçado, pois pode-se aproveitar as canaletas. O que deve realmente ser discutido é a forma de como fazer a parceria pública- privada para que a cidade e os cidadãos não sejam lesados, como é costume em nosso país. 





quinta-feira, 1 de novembro de 2012

FRUET TROCARÁ TODO SECRETARIADO

{DIOMAR FRANCISCO, GAÚCHO PARANAENSE!}

PREFEITO ELEITO DISSE QUE NÃO SE TRATA DE CAÇA ÀS BRUXAS.

Em entrevista à band TV, o Prefeito eleito, Gustavo Fruet, reafirmou que nenhum secretário da atual gestão do prefeito Luviano Ducci. O pedetista disse que não se trata de uma "caça às bruxas", mas como o resultado da eleição sinalizou mudanças "todos os secretários serão substituidos". Fruet a enfatizar que não vai permitir que ninguém anuncie nomes de seu secretáriado, uma tarefa que ele tomou para si. É, segundo ele, uma forma de evitar que se crie "falsas expectativas". Sobre nomes indicados pelos partidos como PT, Fruet disse que não vai interferir nas discussões internas. "Tenho um diálago com a Mirian Gonçalves,  a vice] para pensar em uma estratégia de gestão. Mas não vou me envolver nas questões internas dos partidos aliados. Sei que haverá uma cobrança com relação ao grau de participação de cada partido e o reflexo disso para 2014",

Até o momento, Fruet limitou-se a indicar três nomes para equipe de transição (Fabio Scatolin, Eleonora Fruet e Gina Paladino), que começam a trabalhar junto com Homero Giacomoni, nomeado por Ducci, a partir de 3 de dezembro.

A EVOLUÇÃO DA LEI

{DIOMAR FRANCISCO, GAÚCHO PARANAENSE!}

A velocidade da tecnologia tem deixado legisladores e executores da justiça confusos em relação aos novos meios de comunicação, sobre o que é crime ou não neste setor. Ontem, o Senado aprovou uma lei que criminaliza a invasão do computador alheio. A legislação foi provocada pelo episódio Carolina Dieckman, em que a atriz teve seu computador ivadido e fotos íntimas vazaram para internet de forma descontrolada. Mesmo assim, a divisão do privado e do público ainda é  muito confusa quando se trata de internet. Os computadores se comunicam através de redes sociais, salas de bate papo e outros meios de comunicação como SKype e Messenger, em que dois internets trocam mensagens diretamente. Ou seja, os dois estão permitindo que uma outra pessoa esteja "dentro" do seu computador, compartilhando arquivos.

A polêmica já vem de alguns anos, quando as empresas estavam preocupadas com o uso que os funcionários faziam dos computadores e da internet. A tecnologia evoluiu e hoje os funcionários não precisam mais dos computadores nem da internet na empresa para tratar de seus assuntos. A discussão ficou reduzido ao " tempo" que cada um dedica ao trabalho e aos assuntos particulares.