]{DIOMAR FRANCISCO}
BIOGRAFIA DO MINISTRO AYRES BRITO
Em entrevista ao jornal da Globo News, Carlos Ayres Brito afirmou que a decisão mais importante da sua trajetória no Supremo foi a derrubada da lei de Imprensa, em 2009.
O ex- ministro foi telator do processo, que determinou a incostitucionalidade da norma, editada em 1967, durante a ditadura militar.
"Pela liberdade de Imprensa ocorre no país o que há de mais importante, mais essencial, quem quer que seja pode dizer o que quer que seja, responde pelos excessos que cometer, mas não pode ser podado por antecipação. Ou seja, não é pelo medo do uso, pelo medo do abuso, não é pelo temor, pelo receio do abuso que se vai proibir um uso.A liberdade de expressão está na linha de largada da democracia, e a democracia, que é o princípio dos princípios da constituição de 1988, é a menina dos olhos da Constituição" declarou Ayres Brito na Globo News.
MINISTRO POETA DEIXA O SUPREMO
"Retornava eu de um almoço domingueiro, aqui em Brasília, na companhia da minha mulher e de um dos meus filhos, quando encontri ao lado do nosso automóvel um homem que aparentava de 30 a 35 anos de idade. Apresentou-se como guadador de carros, mas eu já o conhecia, meio à distância, como morador de rua. Já o vi mais de uma vez, com uma rede estendida sob as árvores, a embalar o abandono dele. E assim me dirigiu a palavra: "ministro Ayres Brito, como o senhor vê, estou aqui tomando conta do seu veículo para que ninguém danifique o patrimõnio da sua família". Eu agradeci áquele homem que me conhecia até pelo nome e procurei nos bolsos alguns trocados para recompensá-lo. Em vão. Nenhum dos três membros da família Brito portava dinheiro, nem graúdo nem miúdo. Disse então ao meu educado interlocutor: "como o senhor percebe, desta feita vou ficar ilhe devendo". Ele me fitou diretamente,profunamente, nos olhos e, altivo, respondeu: 'Ministro, o senhor não me deve nada. O senhor não me deve nada, ministro;basta cumprir a Constituição".
HISTÓRIA CONTADA PELO MINISTRO AYRES BRITO QUANDO ASSUMIU A PRESIDÊNCIA DO STF EM 19 DE ABRIL DESTE ANO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário