DIOMAR

domingo, 11 de novembro de 2012

A HERANÇA MALDIDA DE DUCCI

]{CELSO NASCIMENTO/ DIOMAR FRANCISCO/GAZETA DO POVO!}

Na primeira conversa entre o prefeito eleito de Curitiba, Gustavo Fruet, com presidente do Tribunal de Contas, Fernando Guimarães, foram levantados possíveis questionamentos quanto a quatro projetos deixados pelo prefeito Luciano Ducci: a construção do veaduto estaiado, ao custo de R$ 98 milhões; a implantação de dois estacionamentos subterrâneos (na rodoferroviária e na Praça Rui Barbosa); radares; e licitação e implantação de indústria de processamento de lixo da região metropolitana. Sobre uns, diz-se que os preços são exagerados e podem ser renegociados; sobre outros, que problamas nas licitações precisam ser corrigidos. Esta coluna, na edição da última quinta-feira, seu detalhes sobre os questionamentos que posam sobre cada um desses assuntos e que foram debatidos com Fruet no gabinete de Guimarães. A prefeitura contestou as informações públicadas e, em longa nota, explicou:

Os custos do veaduto estaiado estão em conformidade com parâmetros oficiais e foram analisados pelos organismos financiadores (Caixa econômica e PAC da Copa).
 >> As pendências judiciais que pesavam sobre a licitação dos radares estão superadas desde maio e a licitação entra agora em sua fase final.

>> Sobre os estacionamentos subterrâneos, a prefeitura afirma que as projeções da rentabilidade que será auferida pelos concessionários foram calculada pela Fipe (fundação instituto de pesquisas econômicas). E que desconhece a instauração de procedimento do Tribunal de Contas que envolva o assunto.

>> A respeito do Sipar ( Sistema integrado de Processamento de resíduos), a nota confirma que a licitação não foi ainda concluída em razão de um recurso impetrado contra a decisão do Tribunal de Contas que a suspendeu. Tal recurso ainda não foi julgado.

A nota de esclarecimento da prefeitura- um texto de quatro laudas- não chega a mencionar a expressão, mas, numa tradução livre e resumida, pretende passar a ideia de que Luciano Ducci não deixará para Gustavo Fruet nenhuma "herança maldita".

Nenhum comentário:

Postar um comentário