{DIOMAR FRANCISCO}
Pela primeira vez na história brasileira a posse de um presidente do Supremo Tribunal Federal contou com uma cobertura tão ampla da inprensa. O Ministro Joaquim Barbosa, coincidentemente, tornou-se uma figura conhecida dos Brasileiros por ser o relator do Caso Mensalão, um dos maiores escândalos da história política brasileira.
Primeiro cidadão negro a assumir o mais alto posto do Poder judiciário Brasileiro, Barbosa falou da necessidade da igualdade na justiça do país.
Outra coincidência é que no momento, a Justiça está às voltas com um caso que mobilizou a mídia nacional, que é o julgamento do ex-goleiro Bruno. Tanto no caso Bruno, quanto no Mensalão, houve uma grande mobilização popular para punição dos culpados. O que dá a impressão que a mídia ainda tem um poder considerável sobre as decisões judiciais.
Réus famosos tendem a ser condenados pela mobilização popular, enquanto na grande maioria dos casos, o grande número de recursos previstos pela legislação brasileira impede que aqueles que tem mais recursos para pagar bons defensores paguem penas pesadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário