[{DIOMAR FRANCISCO}
A construção de um metrô em Curitiba é tema de campanha eleitoral para prefeito desde o ano 2000, quando Cassio Taniguchi e Angelo Vanhoni disputaram o segundo turno. De lá para cá, muitos projetos foram apresentados, muito dinheiro foi gasto com estudos e pouca coisa foi realizada de concreto, e o mais importante, os usuários do transporte coletivo seguem sem acesso ao modal.
Os metrôs são caros e de difícil execução. As obras para a construção deste tipo de transporte causão grandes transtornos para a visinhança e por um tempo prolongado. No Brasil, o sistema funciona efetivamente apenas em São Paulo e ainda assim, são necessários outros tipos de transportes coletivo para dar apoio.
Com parte do dinheiro liberado pelo governo federal, o metrô de Curitiba está perto de sair do papel. No entanto, o Prefeito eleito não parece disposto a arcar com o ônus de uma obra que pode marcar a sua administração negativamente. O metrô é uma espécie de tudo ou nada. Se der certo, o prefeito entra para a história, se der errado, enterra sua carreira política.
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