DIOMAR

sexta-feira, 21 de junho de 2013

VITÓRIAS E DERROTAS NA MOBILIZAÇÃO

#DIOMAR FRANCISCO}

A multiplicação das manifestações pelo Brasil sem dúvida marca um momento histórico no país. Independentemente da pauta de reivindicações, a principal lição destes episódios e o recado que fica para a classe política é que a população é capaz de se mobilizar, mesmo sem ter lideranças individuais ou de partidos organizados.

Talvez, pela primeira vez, nós brasileiros começamos a entender o que é "povo". As mobilizações tiveram como efeito imediato a redução das tarifas de ônibus em várias capitais- inclusive Curitiba.

Mas como os próprios manifestantes dizem, o movimento não é só pelos R$ 20 centavos, mas a pauta foi só multiplicando com o passar dos protestos. Tudo nessa vida, o lado negativo. Em várias cidades, grupos aproveitaram as manifestações legítimas para praticarem crimes.

Houve invasão de caixas eletrônicos e a tentativa de arrombamentos; saques de lojas e depredação do patrimônio público. Por incrível que pareça, estes poucos maus elementos são capazes de comprometer a credibilidade das manifestações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário