DIOMAR

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

OS NOVOS PERFIS DAS CLASSES SOCIAIS

]{DIOMAR FRANCISCO GAÚCHO}

O mercado publicitário está quebrando a cabeça para entender a nova divisão de classes no brasil. O que custumava-se chamar de classe C, até pouco tempo, e que tinha acesso a bem poucos bens, hoje tem poder de compra e já é uma nova classe média. 

Mesmo as classes D e E, que eram muito pobres e sem poder de consumir, já possuem renda suficiente para comprar bens de consumo através do crediário. Essa nova divisão de classes implica em sua linguagem para atrair este novo consumidor deve ser diferente.

A própria televisão está com temáticas bem mais populares e o reflexo disso está na queda de audiência da Rede Globo, que até então falava para a classe média urbana. Programas mais populares ganham ganham audiência no rastro do que a classe C consome.

Talvez os problamas das pesquisas eleitorais, que tiveram um desempenho desastroso nas últimas disputas, tenham uma explicação neste fato. Talvez seja preciso reavaliar o tamanho das amostras para indentificar com mais clareza o pensamento da nova classe média.

Nenhum comentário:

Postar um comentário