]{DIOMAR FRANCISCO 2014}
{O NOVO PAPA FRANCISCO}
ESCOLHA SURPREENDEU ATÉ COMPATRIOTAS.
A escolha do cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio como o novo papa foi recebida com surpresa pela população argentina, que logo após o anúncio oficial, na tarde de ontem, chegou a ensaiar um buzinaço pelas ruas de Buenos Aires. Bergoglio é o primeiro papa jesuíta da história do catolissismo e protagonizou muitas polêmicas com o governo argentino de Cristina Kirchner e o seu antecessor marido Nestor Kirchner.
O novo papa sempre manteve um perfil crítico ao discurso dos Kirchner e, no ano passado, alertou para o perigo de uma sociedade dividida e para o crescimento dos níveis de pobreza no país.
Pelo o Twitter, a presidente da Argentina Cristina Kirchner, divulgou sua mensagem a Bergoglio: "Em meu nome e do governo argentino e em representação do nosso país, quero cumprimentá-lo e expressar-lhe meus parabéns por ter sido aleito" disse ela.
"É nosso desejo que tenha, ao assumir a condução e guia da Igreja, uma frutífera tarefa pastoral, desempenhando responsabilidades tão grandes em favor da justiça, igualdade, fraternidade e de paz da humanidade" , continuou a presidente. Cristina concluiu sua mensagem manifestando "considerações" e "respeito".
Bergoglio, de 76 anos, é considerado um jusuíta austero com tendência moderada. Na eleição de Joseph Ratzinger, ele já era um dos cotados para assumir o posto. Há também algumas polêmicas envolvendo o seu nome, como a denúncia do jornalista argentino Horacio Verbitsky de que ele teria deletado dois jusuítas no períudo da ditadura militar (1976/1983).
Segundo seu porta-voz, Guilherme Marcó, Bergoglio viveu um períudo de muita dificuldade durante a ditatura argentina, quando teve de manter "a todo custo" a unidade do movimento jesuíta, ameaçado pela Teologia da Libertação. Nascido em 17 de dezembro de 1936, em uma família de classe média de Buenos Aires, Bergoglio é filho de um ferroviário e uma dona de casa. Estudou em escola pública, onde recebeu a formação de técnico químico.
{VIVA O PAPA FRANCISCO I, QUE DEUS NOS ABENÇÕE!!!}
Nenhum comentário:
Postar um comentário