DIOMAR

sexta-feira, 15 de março de 2013

OS NÚMEROS E A REALIDADE DO BRASIL

]{DIOMAR FRANCISCO GAÚCHO}

O relatório da ONU, divulgado ontem, apontou que o Brasil é um dos 15 países em que a população deve melhoria na qualidade de vida. O mesmo relatório aponta que o Brasil, China e Índia serão os grandes produtores mundiais nos próximos anos.

O problama é a consequência, neste mesmo períudo, tudo indica que o mundo caminha para um desastre ambiental. E os principais responsaveis serão justamente os que mais evoluem na produção.

O Brasil, em particular, é o que tem ainda uma das últimas reservas de florestas do planeta. A Amazônia é sempre apontada como um alvo para a degradação ambiental. O país vive um paradoxo entre expansão econômica e um controle da degradação ambiental.

As leis brasileiras estão cada vez mais rígidas, no entanto ainda existe muita corrupção e pouca fiscalização. As comunidades que vivem em áreas protegidas, constantemente, se quixam da falta de acesso a empregos, bens e serviços, uma vez que a instalação de indústrias, agricultura ou comércio são dificultadas. Embora o termo "autossustentável" tenha virado moda nos últimos anos, pouco se fez de prático até agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário