DIOMAR

domingo, 24 de março de 2013

OLHO VIVO NA POLÍTICA PARANAENSE

{DIOMAR FRANCISCO}

Tudo ou Nada-1

O deputado Tadeu Venere promete apresentar nesta segunda-feira requerimento convidando o Secretário do planejamento, Cassio Taniguchi, para que vá à Assembleia explicar sobre o "Tudo Aqui". É a única maneira para que todos se esclareçam a respeito do assunto- o que inclui até mesmo o líder situacionista, deputado Ademar Traiano, que também não participou das audiências públicas que precederam o lançamento da licitação.

Tudo ou Nada-2

Não era só situação, oposição e Tribunal de Contas que não sabiam de nada do "Tudo". A prefeitura de Curitiba também não sabia, embora conste do edital que ela terá de ceder três ruas da cidadania para o projeto- Matriz Boqueirão e Pinheirinho. Ao tomar conhecimento informal da "adesão" para a qual não foi chamada, a prefeitura não chegou a se opor à proposta, pois, além de se livrar de custos, os serviços que já presta nesses espaços seriam mantidos. Entretanto, firmou também a posição de não aderir se o "Tudo Aqui" impuser taxas extras aos municipios.

Contradição-1

Uma carta de duas laudas foi entregue ao prefeito Gustavo Fruet na semana passada para protestar contra o aumento da tarifa de ônibus. Assinada por nove entidades populares e sindicais, a carta considera contraditório que o prefeito, sem ter aberto a "caixa preta da Urbs" e, portanto, sem saber o custo real da passagem, tenha promovido o reajuste por decreto.

Contradição-2

O documento expõe várias dúvidas. Por exemplo: é verdade que caiu o número de passageiros? Há 20 anos, eram 1.350 ônibus em serviço e hoje são 1.950. No entanto, eles continuam superlotados. Como se explica a queda de passageiros? Questões desse tipo teriam de ser esclarecidas antes de aumentar a tarifa, diz a carta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário