DIOMAR

terça-feira, 28 de maio de 2013

A CAMPANHA POLÍTICA EM ANDAMENTO

#DIOMAR FRANCISCO}[(

O TSE decidiu ontem considerar que parte da propaganda partidária do PSDB, exibida na televisão deveria ser censurada por tratar-se de uma clara alussão à candidatura de Aécio Neves. O que dizer então das peças publicitárias do PSB e do PT? É a mesma coisa.  Tentar esconder que os partidos já estão em franca campanha eleitoral seria ipocresia.

Na verdade, nos últimos anos, os políticos entendem que estão em campanha permanente. O fato de se ter eleições a cada dois anos no Brasil, sempre se tem ou um ano pré-eleitoral. No entanto, a legislação vai na contramão desta realidade, tornando-se cada vez mais rígida na tentativa de restringir o períudo em que é permitido pedir votos.

As festas e distribuição de brindes estão proibidas há algum tempo. Mesmo assim, a cada eleição se multiplicam as denúncias de compras de votos. O que seria preciso era o Congresso ter coragem e aprovar uma legislação mais corajosa, adaptada à realidade Brasileira.

FIDELIDADE PARTIDÁRIA

Uma consulta feita ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a posssibilidade de parlamentares migrarem para partidos em processo de fusão pode ser a última etapa para esvaziar por completo a regra da fidelidade partidária. Fixada pelo judiciário em 2007, a fidelidade previa que o parlamentar que mudasse de partido sem justa causa perderia o mandato. Apesar de ter sido recebida como um avanço de costumes e fortalecimento dos partidos, os números mostram que a regra não pegou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário