{DIOMAR FRANCISCO, GAÚCHO COM O CORAÇÃO PARANAENSE!}
Gustavo Fruet o novo Prefeito de Curitiba.
Depois do 1º turno difícil, candidato do PDT vence de virada, com 60,65% dos votos válidos.
Com 60,65% dos votos válidos (597.200 mil) Gustavo Fruet (PDT) foi eleito ontem o novo prefeito de Curitiba. O advogado e ex-deputado federal terá a missão de governar Curitiba pelos próximos quatro anos e administrar um orçamento de cerca de R$ 6 bilhoes. Ele irá suceder Luciano Ducci (PSB), candidato que ficou em terceiro lugar e não disputou o segundo turno.
Seu adversário, Ratinho Junior (PSC), que chegou à frente no primeiro turno teve 387.483 mil votos, 39,35% dos votos válidos. A diferença entre eles foi de 209.717 mil votos. O resultado, segundo o Tribunal Regional Eleitoral já pôde ser confirmado com apenas 18 minutos de apuração, quando cerca de 75% das urnas estavam apuradas e Fruet já estava cerca de vinte pontos percentuais a frente do candidato do PSC.
No primeiro turno, Fruet ficou com a segunda colocação na disputa com 27% dos votos válidos (265.451), contra 34% (332.408) de Ratinho Junior. O atual prefeito Luciano Ducci ficou em terceiro lugar com uma diferença de pouco mais de quatro mil votos em relação à Fruet.
Ao chegar no TRE para comemorar a vitória, Fruet foi recebido por militantes e além de agradecer os votos, disse que quer recuperar a relação com Ratinho Junior, com quem havia falado após o resultado das urnas. "Conversei há pouco com o Ratinho e esse resultado é para pacificar. Agora é o momento de conciliação e pensar no futuro da cidade. Eu disse a ele que a campanha, em algum momentos, ficou no limite da desqualificação, mas tivemos uma grande relação no Congresso Nacional e quero recuperar isso. Mas mais do uma relação pessoal, a favor da cidade", disse o novo Prefeito eleito.
Por meio de nota, Ratinho Junior agradeceu os votos. Desejou boa sorte para o Gustavo Fruet e para que ele faça um bom trabalho, priorizando as pessoas",declarou Ratinho na nota.
RETROSPECTIVA.
Fruet rompeu com o PSDB em 2011 porque o partido optou por apoiar a candidatura de Luciano Ducci à prefeitura de Curitiba. Desta maneira, com seu projeto inviabilizado, Fruet se filiou ao PDT e depois fechou aliança com o PV e PT para as eleições.
Ao longo de toda a campanha, Furt foi questionado sobre sua coligação com o PT, partido da vice, Mirian Gonçalves. Ontem, falando sobre a vitória, Mirian disse ter certeza de que a aliança foi o fator determinante da vitória. "fizemos um acordo programático com propostas reais. Não tenho dúvida que a coligação foi o principal", declarou.
O Ministro de Comunicação, Paulo Bernardo, também falou sobre a importância do PT na eleição. "Estamos muitos animados. Gustavo Fruet vai ser um excelente prefeito. Acho que é o resultado que a popualação quis. Nós apoiamos porque apostávamos que era o mais preparado", disse.
PESQUISAS.
Gerson Guelmannn, que coordenou a campanha de Fruet, chegou a dizer que essa eleição entrará para a história. "Um candidato que começou na pré-campanha com a maior parte dos votos, ao longo da campanha veio perdendo votação e sofrendo impacto brutal dos institutos de pesquisas que não registravam a realidade. Ter passado para o segundo turno foi histórico. Essa onda nos levou a vitória", analisou.
Fruet também comentou o resultado das pesquisas, alvo de críticas especialmente no primeiro turno, quando quase todos os institutos falavam que Ducciu iria para o segundo turno com Ratinho. "por alguma rasão a metodologia não detectou os movimentos. Eu nuca disse que houve má fé. Acho que houve uma confusão entre pesquisa e propaganda no Brasil", opinou.
Ainda segundo Fruet, o primeiro e segundo turno foram muito diferentes. "O primeiro turno foi de superação. No final do segundo turno até achavam que eu não iria, mas já nas primeiras avaliações mostrou um resultado que se confirmou hoje na eleição.
A vitória é momento de reafirmar a humanidade. Não é apontar erros e apontar o dedo para ao adversário. Agora é reconhecer a manifestação da população. A gradecer e deixar claro que eu tenho noção da responsabilidade. Nós vamos passar por momentos difíceis, vou precisar da compreensão da população, mas vou me dedicar completamente para esse projeto que a população me possibilitou".
Nenhum comentário:
Postar um comentário