#DIOMAR FRANCISCO}
Para boa parte dos brasileiros, aconteceu o que parecia impossível: Lideranças expressivas da política brasileira foram para a prisão, condenados por corrupção. Independentemente de quem sejam os presos, o episódio deve ser visto como um símbolo da evolução da democracia brasileira. Ou seja, daqui para frente, qualquer agente público que cometer atos ilícitos pode ir para a cadeia.
Embora este fato possa parecer óbvio, quem acompanha a política brasileira sabe que até bem pouco tempo atrás, a afirmação que político corrupto não seria preso, parecia uma piada de mau gosto. Os exemplos de desvio de dinheiro público se multiplicavam e os responsáveis pelas fraudes seguiam na vida pública e chegavam até a ser reeleitos.
A mudança de procedimentos da justiça deve-se em grande parte a pressão popular. Os responsáveis por aplicar a lei sabem que se não tomarem as providências corretas, serão eles os alvos da fúria popular e do bombardeio da imprensa, que também cumpre um papel importante neste processo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário