DIOMAR

quarta-feira, 24 de julho de 2013

PAPA FRANCISCO, HUMILDE, SIMPLES E AFÁVEL COM OS FIÉIS

#DIOMAR FRANCISCO}

DESENVOLTURA EM SUA PRIMEIRA VIAGEM INTERNACIONAL EVIDENCIA LARGA EXPERIÊNCIA PASTORAL DE JORGE BERGOGLIO. O PONTIFICE AGRADA PELA SIMPLECIDADE.

Discurso aos Jovens.

No mais, Francisco fez a lição de casa. Destacou a propalada afetividade do povo brasileiro- um elogio que redime o país - e deu uma pista sobre o qual vai ser o teor de seus discursos ao longo da semana. Vai chamar os jovens à missão, mas sem jogar o mundo nas costas de quem ainda está nos verdes anos.

Falou em "alimentar a chama", nas escolhas que "valem uma vida" e na mocidade como parte da Igreja e não como apêndice. Se alguém teve dúvida da eficácia dessas imagens, basta lembrar do que desejava na juventude.

Tampouco o papa é um leão. Chama atenção por nunca se comportar como "um diferente", um religioso "desconfortável" como que está ao redor, ou um moralista prestes a vociferar: Como qualquer Latino-Americano, nada parece lhe causar espanto. Nem a pesquisa do IBPE que mostra os jovens meio desafinados com as regras católicas. Não vai inventar a roda. Não se pode ser ingênuo em se tratando do catolicismo" mas nada indica que vá fazer discursos condenatórios ou inflamados. Tem uma missão-- mostrar que ser Igreja é fazer parte, estar junto. O papa está dizendo o tempo todo que é um homem comum, humano, que está próximo. Tudo indica que esse tom vai ser a marca de sua passagem pelo país. E de seu pontificado. Mas já anunciou que voltará em 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário