DIOMAR

domingo, 2 de dezembro de 2012

"XOQUE" NAS OBRAS PÚBLICAS

{CELSO NASCIMENTO/ DIOMAR FRANCISCO GAÚCHO/ GAZETA DO POVO}

No princípio, era a Emopar; depois, veio o decom; em seguida, criou-se a secretaria de Obras; por fim, considerada inútil, esta foi extinta e incorporada à Secretaria de infraestrutura e Logística. E daí veio o caos: o estado se tornou incapaz nos últimos dois anos até substituir maçanetas estragadas ou realizar outros pequenos reparos em escolas, unidades de saúde, delegacias e outros prédios públicos.

Para refrescar a memória: a Emopar era a sigla de empresa estatal criada pelo governador  Jayme Canet Jr. na década de 70 e encarregada de projetar, executar obras e fazer a manutenção de propiedades públicas. Anos depois, foi extinta e suas atividades assumidas pelo Departamento Estadual de Construção de Obras e Manutenção (Decom). Depois, para dar status político à repartição, o Decom virou Secretaria de obras. Até que, imaginando enxugando a máquina e implantar o "xoque de Jestão", o governador Beto Richa extinguiu a secretaria  e incorporou suas atribuições ao departamento de Estrada de Rodagem (DER), sob a égide do irmão Pepe Richa, secretário da infra Estrutura. Como nada deu certo e as reclamações se multiplicaram, o governo está adotando uma "meia volta volver". Tramita na Assembleia anteprojeto de lai que prevê a criação da autarquia Paraná Edificações- uma autarquia cuja incubência é fazer a mesma coisa que faziam a Emopar, o Decom ou Secretaria de Obras. Como nenguém é de ferro e como em breve havrerá mão de obra disponível na praça, a criação de dezenas de cargos em comissão integrada a proposta de implantar a autarquia. O anteprojeto foi enviado à Assembleia no último dia 22 e lá tramita com inuzitada rapidez.

UMA PERGUNTA DE NÃO QUER CALAR, SERÁ QUE ESSE É O "XOQUE DE JESTÃO"  QUE O GOVERNADOR BETO RICHA PROMETEU NA CAMPANHA PARA SE ELEGER? JÁ SE PASSARAM 2 ANOS DE MANDATO, O DIÁLOGO COM AS CONCESSIONÁRIAS DE PEDÁGIOS, ATÉ AGORA NÃO DEU CERTO, O PEDÁGIO CONTINUA AUMENTANDO NATURALMENTE E O POVO PAGANDO O PATO, SERÁ QUE ELE QUER DEIXAR O VERDADEIRO "XOQUE DE JESTÃO" PARA O PRÓXIMO MANDATO, NA ESPERANÇA DE SE REELEGER? DE CONVERSA FIADA O POVO JÁ ESTÁ NO LIMITE DO  LIMITE DE SUA PACIÊNCIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário